28/06/2006

Para fora, cá dentro!

Vou estar fora até dia 2 de Julho. Fora, salvo seja, em Aveiro, num torneio internacional de Futebol Juvenil. Os nossos putos vão gostar, no entanto, corremos todos o risco de não acompanhar a partida que opõe a nossa selecção à Inglaterra no próximo sábado às 16h. É possível que tenhamos jogo a essa hora... paciência!

Força Atlético, força Portugal. Que os deuses do Futebol estejam connosco.

25/06/2006

Contra a "Laranja" Marchar, Marchar!

Com os oitavos-de-final em curso, aproxima-se a entrada de Portugal em campo contra a Holanda. É hoje, às 20h portuguesas, no (mau) relvado do Frankenstadion em Nuremberga.

O adversário impõe respeito. Ao contrário do sentimento geral dos portugueses, não vão ser favas contadas como o próprio Scolari (e bem!) ressalva. Ainda assim, não deixo de notar alguma segurança na tónica dos nossos jogadores e respectivo treinador. Parece-me que em termos psicológicos há trabalho nesta selecção, o que me faz acreditar, mais do que nunca, neste conjunto... Força Portugal!

P.S. - Viram o golo do Maxi Rodriguez? Do tamanho do Mosteiro dos Jerónimos... Monumental!

17/06/2006

Ahhhh, fadistas!!

O Deco regressou e Portugal fez uma exibição bem próxima daquilo que nos tem habituado. 2 - 0 nos iranianos e lugar garantido nos oitavos-de-final, a segunda vez na história da nossa selecção, após o célebre Mundial de 1966. Só para que conste:

  • Finalizações: 18 (POR) - 5 (IRN);
  • Cantos: 13 (POR) - 1 (IRN);
  • Posse de bola: 63% (POR) - 37% (IRN).

Elucidativo!

Que venha o México e que se faça soar o FADO... Força Portugal!

15/06/2006

Rescaldo da 1ª jornada do Mundial 2006

Após o final da 1ª jornada da fase de grupos do Mundial 2006, é-me totalmente legítimo retirar as seguintes ilações:

1. A República Checa, a Itália e a Espanha foram as equipas que mais se destacaram pela positiva. Recordo que no post anterior, havia dito que não acreditava na Espanha. Depois da excelente prestação contra a Ucrânia (4-0), mudei um pouco a minha opinião: afinal, os "nuestros hermanos" são capazes de surpreender...;

2. A nossa selecção venceu (1-0), mas não convenceu como dizem os comentadores e os pseudo-analistas. Numa competição profissional, seja ela qual for, o que interessa são as vitórias e os pontos. Relembrem-se do Benfica do mister Trapattoni: jogava pouco, mas foi o suficiente para ser campeão. Pretendo assim salientar que Portugal cumpriu a sua obrigação, contudo, houve aspectos na equipa que particularmente não gostei. Passo a enumerar: a) enorme espaço entre linhas (sector defensivo - sector médio e sector médio - sector ofensivo); b) zonas de pressão indefinidas e pouca articulação dos jogadores nesses momentos; c) transições defesa-ataque predominantemente assentes na capacidade individual de alguns jogadores. Bem, agora vem aí o Irão, esperemos que os "tugas" nos mostrem um pouco mais da sua qualidade. Acredito que com a entrada do Deco e do Costinha na formação inicial, o rendimento global da equipa melhore. A ver vamos...;

3. Confirmou-se a superioridade das equipas do velho continente e da América do Sul. A Holanda hiper-dependente do Robben; a caseira Alemanha a cumprir, apesar de apresentar algumas limitações; a Argentina muito equilibrada em todos os sectores; o Brasil que viu-se apertado para vencer a Croácia, que só não empatou devido à fantástica exibição de Dida; a Inglaterra que venceu um triste Paraguai, só durante 20/25 minutos, à semelhança de Portugal, jogou num ritmo mais ou menos cativante; etc...

Certamente que neste breve rescaldo, muito ficou por escrever. No entanto, e antes de finalizar, ressalvo a qualidade dos árbitros presentes nesta competição. Embora tenham ocorrido alguns erros, até porque "errar é Umano", as performances destes elementos têm sido bastante positivas, o que deve ser um motivo de orgulho para qualquer espectador.

Que venha agora a 2ª jornada. Força Portugal!

10/06/2006

E rola a bola no Mundial 2006...

Ontem deu-se início à mais prestigiada competição de Futebol existente no planeta: o Campeonato Mundial - Alemanha 2006.

Bons golos a abrir, jogos disputados, qualidade dos árbitros auxiliares, são alguns dos aspectos que ressalvo do pouco que acompanhei do primeiro dia de Mundial. A selecção favorita do grupo A (Alemanha) ainda abanou perante uma destemida Costa Rica. Os anfitriões concederam muitas veleidades no seu método defensivo, sobretudo em deslocamentos de trás para a frente dos avançados adversários. Com uma selecção mais forte, não sei não, mas ontem lá se safaram (4-2). A Polónia sucumbiu perante um Equador matreiro ao estilo sul-americano. Quando procurou equilibrar a equipa já perdia por 2-0, curiosamente o resultado final.

Quanto a futuros campeões mundiais, não posso deixar de "apostar" em selecções como o Brasil, a Argentina, a Itália ou até mesmo a França. Não acredito na Espanha, nem na Inglaterra, ao contrário do que se anda a apregoar, falta-lhes qualquer coisa. Quero acreditar na nossa selecção, mas necessitamos de uma atitude mais séria e de comprometimento com objectivos desafiantes e realistas... os dois primeiros jogos são, a meu ver, decisivos.

Meus amigos, viva ao Futebol, força Portugal, porque para a frente é que é caminho!

02/06/2006

Já faltou mais...

Olho em frente... bolas, nunca mais acaba. Sinto-me desgastado, farto de 9 meses rotineiros e quase sempre a correr atrás de algo que nem sei bem o quê. Praticamente cada dia é um teste. Será que melhorei?! Tudo subjectivamente controlado informaticamente no word ou no excel. Tanta papelada para "encher chouriços".

Olho para trás e vejo o longo caminho percorrido, alegra-me, mas ainda assim, cerca de 60% foi a encher chouriços. Volto a olhar em frente, está quase... em breve estou licenciado, prontíssimo para um emprego a... encher chouriços (desculpem-me a redundância).

Obrigado Portugal por fazeres de mim alguém útil para (...). Adivinharam?! Pois... (Está quase!).