28/10/2007

Em maré de regressos...


Hoje, no Estádio da Luz às 19h45, 8ª jornada da I Liga portuguesa: SL Benfica - CS Marítimo.



O Benfica pode "saltar" para a segunda posição e vem de uma difícil vitória para a Liga dos Campeões; o Marítimo está a fazer um campeonato muito bom. Não é uma equipa acessível, e pela forma como jogou no Estádio do Dragão, deixa antever enormes dificuldades para o conjunto encarnado. Uma coisa é certa: não há jogos iguais, as incidências não se repetem.

Lá estarei, ao vivo e a cores a puxar pelo glorioso. Por várias vezes disse e reafirmo, quando entro num estádio destes nunca consigo sair de lá insatisfeito.

É a festa do futebol.

21/10/2007

O Regresso

Foi a minha casa de 2001 a 2006.

O Jamor pisca-lhe o olho, rodeado por uma zona verde lindíssima a contrastar com o azul do Tejo. Quantas vezes não corri na mata do Jamor, sempre a pensar o quão parecido seria correr na minha serra de Monchique, com todas as potencialidades para receber um circuito de manutenção jeitoso? Sempre me senti em casa.

Para além disso, vou voltar a uma instituição que muito tem feito pelo Desporto e pela Educação Física em Portugal. Desde 1940, ainda INEF (Instituto Nacional de Educação Física), passando posteriormente - 1975 - para ISEF (Instituto Superior de Educação Física), até à actual FMH (Faculdade de Motricidade Humana), a partir de 1989. Um orgulho, uma tradição.

Por entre conhecimento adquirido, estudo, trabalhos e amizades que perduram a centenas de quilómetros de distância, vive na memória o ambiente jovial e desportivo da Faculdade de Motricidade Humana.

Porque ainda tenho muito para aprender, vamos a outra etapa académica. Certamente que não será fácil, há bastante para conciliar, mas com esforço é possível. Acima de tudo, um regresso desejado a uma casa muito especial.

Até breve!

18/10/2007

Step Up: com esforço é possível!

Tyler Gage (Channing Tatum) e Nora Clark (Jenna Dewan) são dois jovens com backgrounds totalmente diferentes. Ele de famílias pobres e faz do crime um hobby; ela uma rapariga de famílias ricas, com pretensões de vir a ser uma dançarina profissional, estudando para isso num colégio elitista.

Quando ele, para cumprir pena, vai fazer trabalho comunitário nesse colégio, os dois conhecem-se. Uma vez que o habitual parceiro de Nora se lesiona, esta precisa de encontrar outro parceiro competente para a apresentação da sua coreografia de final de curso. Depois de algumas audições, onde todos os voluntários falham redondamente, aparece o "rapaz das limpezas" a tentar dar uma "mãozinha". Mal ela sabe que ele domina a arte do "break" e do "hip hop", aprendidas na rua.

O resto já imaginam: apaixonam-se, têm alguns "stresses", mas no fim sempre executam a tão esperada coreografia: uma mistura de dança clássica com novas formas de dança contemporânea. (Um aparte: a dança é fantástica, especialmente quando os protagonistas formam o par - técnica, ritmo, paixão, confiança e dedicação. Muito porreiro!)

Sim, eu sei, é apenas um filme, mas apesar das dificuldades e das diferenças, eles conseguiram. Quando queremos muito uma coisa, será assim tão impossível?

14/10/2007

Deixa-me perceber...

Sonhei e acordei em sobressalto.

- Caramba, parecia mesmo real - pensei ainda aparvalhado. Quem eram aquelas pessoas? Aquele local, tão familiar, mas simultaneamente tão vago e distante. Procuro interpretar ou deixo-me ficar pelo "é-só-um-sonho". A segunda hipótese traduz uma inércia que não valida o meu pensamento, não gosto. Vamos à primeira.

Lembro-me das aulas de Psicologia no secundário. Tratámos Sigmund Freud, um pouco superficialmente, pórem ainda me recordo de algumas coisas. Fico constrangido por nunca ter lido a Interpretação dos Sonhos deste senhor. Solução: google.

Dou de caras com "Guias para a interpretação dos sonhos". Demasiado fácil, não me seduz. Leio Freud: "id, ego e superego", "pulsões sexuais", "divisão do consciente e inconsciente", "libido", "os seres humanos nascem 'polimorficamente preversos'". Pois, ainda não esclarece completamente. Eis que dou com este pdf: A Mensagem dos Sonhos - Uma Análise.

"A tentativa que se queira fazer de interpretar de forma linear e pragmática os sonhos, leva fatalmente a equívocos, pois cada sonho traz uma mensagem particular e própria, referente ao sonhador." Sim, concordo. O sonho é parte integrante da própria pessoa, disso não há grandes dúvidas.

"Os livros que trazem interpretações colectivas e simplistas dos sonhos são suspeitos, e aproximam-se do charlatanismo". Foi precisamente por isto que recusei aceder aos tais guias para interpretação dos sonhos. Receitas fáceis para assuntos complexos e dúbios, geralmente dá sempre asneira.

"O sonho não deve ser entendido como sendo estritamente a resultante das actividades realizadas pelo sonhador durante o dia. A maioria dos sonhos não contém elementos de experiências diurnas. (...) Na maioria deles, o conteúdo diz respeito a compensações psíquicas da vida consciente, bem como a tentativas de correcção de rumo da vida do sonhador". Não deixa de ser bastante lógico. As tais pessoas no meu sonho e o próprio local poderão ter surgido dos calabouços do meu inconsciente, sem necessariamente serem "elementos reais". Quanto à tentativa de correcção do meu rumo de vida, poderá não ser de todo descabido.

De uma coisa estou certo, não devo dar muita importância às imagens que ainda me percorrem os neurónios, mas lá que foi bom... foi mesmo!

04/10/2007

Exigir um "Já!", quando só para "Amanhã"

O SL Benfica voltou a marcar passo na Liga dos Campeões ao perder na Luz com o Shakhtar, e eu pergunto: os adeptos benfiquistas querem o quê? Marisco?

Ah e tal, mas o Sporting CP e o FC Porto venceram e a jogar "fora".

Ok, felizmente venceram, Portugal precisa destes bons resultados, mas voltemos ao Benfica. Da época passada para este ano, saíram: o treinador, o capitão (Simão) e o "pequeno bombardeiro" (Miccoli). No que se refere ao primeiro, implica sempre a entrada de um outro treinador, com filosofias e metodologias de trabalho naturalmente distintas e não é em duas ou três semanas que este as consegue implementar. Por acaso, Roma foi construída em quanto tempo? Um, dois, dez dias? Certamente que não.

Depois há a saída do Simão, jogador extremamente influente na equipa. Não só capitão de equipa, como especialista na marcação de pontapés livre directos e ainda capaz de desequilibrar qualquer defesa adversária através da sua capacidade técnica e velocidade de execução. Para terminar, e não menos importante, a partida para Itália de Miccoli, um jogador que marcava golos (aquilo que Camacho tanto pretende) e ainda dava a marcar. Dono de uma capacidade táctico-técnica muito acima da média e excelente leitura de jogo.

Para colmatar estas duas saídas, o Benfica contratou jovens com inegável potencial, predominantemente provenientes da América do Sul e com pouca ou nenhuma experiência na Europa. Perante este breve cenário, acham mesmo possível construir uma equipa em dois ou três dias e, como se isso não bastasse, a jogar um futebol agradável? Meus amigos, o Sporting e o Porto mantiveram as mesmas equipas técnicas, consequentemente, o mesmo modelo de jogo e, grosso modo, as mesmas equipas base, portanto, estruturas muito mais estáveis.

É inconcebível que já surjam críticas ao Camacho pelos recentes resultados. A conclusão é simples: em Portugal, a mentalidade do e para o futebol ainda tem muito que aprender.

03/10/2007

Ouvi Dizer...

A cidade está deserta

E alguém escreveu o teu nome em toda a parte

Nas casas, nos carros,

Nas pontes, nas ruas...

Em todo o lado essa palavra repetida ao expoente da loucura

Ora amarga, ora doce

Para nos lembrar que o amor é uma doença

Quando nele julgamos ver a nossa cura.