28/08/2008

Miúdos, não fumem!

Não é novidade nenhuma: fumar mata!

Ninguém fica cá, é certo, contudo, se pudermos viver melhor o nosso dia-a-dia, porque não rejeitar vícios desnecessários? Porque não prevenir? Afinal de contas, "mais vale prevenir que remediar".

De acordo com um estudo recente, fumar reduz, pelo menos, cinco (!) anos de vida. Não o façam por mim, mas por vós e por todos os que vos rodeiam. Obrigado!

17/08/2008

Um olhar sobre o Desporto em Portugal

Em Atenas (2004), a comitiva portuguesa trouxe 3 medalhas para casa (2 de prata e 1 de bronze). O rescaldo dessa competição foi positivo, porque somente em Los Angeles (1984) Portugal conseguiu o mesmo número de medalhas (1 de ouro e 2 de bronze), embora com menos participantes (38 contra os 65 atletas em Atenas).

Nos Jogos Olímpicos em curso (Pequim, 2008), a missão portuguesa conta com 78 participantes e com objectivo, definido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), de fazer melhor que em 2004, ou seja, no mínimo trazer 4 medalhas para território luso. Até ao momento, e sabendo que alguns dos nossos atletas com maiores probabilidades de conquistar uma medalha ainda não entraram em competição, o saldo é realmente negativo. A exigência que, por norma, os portugueses geram à volta dos atletas, numa analogia do que sucede recentemente com a selecção portuguesa de Futebol, não tem trazido quaisquer benefícios para as cores nacionais.

Relembro que existem outras nações, também elas com atletas que treinam arduamente no sentido de atingir a plenitude das suas capacidades, pelo que não podemos criar expectativas elevadas ao ponto de reduzirmos o resto do mundo a um conjunto de atletas insignificantes.

Não obstante ser evidente que não podemos competir contra potências mundiais como a China, os Estados Unidos da América ou a Alemanha, não deixo de ficar apreensivo quanto à qualidade dos desempenhos da maioria dos nossos participantes, bem abaixo dos respectivos máximos individuais.

Nós, portugueses, podemos e devemos investir mais no Desporto em geral e, não somente, no Futebol, no qual, inclusivamente, nem sequer foi conseguido o apuramento para as actuais Olimpíadas. De facto, somos um país pequeno com uma população relativamente reduzida quanto comparada a muitos outros países, no entanto, isso não nos iliba do falhanço que é o nosso Desporto. É urgente tomar medidas: mais e melhores dirigentes e treinadores, aproveitando o elevado número de universidades/faculdades de Desporto em Portugal (muitas delas de qualidade dúbia); maior aposta dos clubes e associações regionais na promoção das diversas modalidades desportivas (olímpicas e não olímpicas); melhor articulação do Desporto Escolar com o Desporto Federado.

É essencial fomentar o Desporto para incrementar a qualidade de vida no país. Os ídolos desportivos - os grandes campeões - constituem uma forma inequívoca de motivação para as nossas crianças/jovens em praticarem actividade física/desporto, com todas as vantagens inerentes, por exemplo, na promoção da saúde e do bem-estar geral e, consequentemente, na produtividade ao nível do trabalho laboral.

Não se trata de nenhuma campanha, mas de uma constatação óbvia e necessária: investir no Desporto é investir em Portugal.

09/08/2008

Jogos Olímpicos - Pequim 2008

O espectáculo desportivo já começou!

O COP (Comité Olímpico de Portugal) estabeleceu um objectivo de 4 medalhas. Ora, eu torço pelas seguintes:

  • Ouro: Naíde Gomes (salto em comprimento) e Vanessa Fernandes (triatlo);
  • Prata: Nélson Évora (triplo salto) e Telma Monteiro (judo).

A confirmar.