A nova bola oficial - Jabulani - da Liga Portuguesa é, como sabem, cor de laranja. Antes do evento começar já se negoceia a alteração da cor do móbil para tons mais claros, pois, alegadamente, um grupo de indivíduos daltónicos se insurgiu contra a eventualidade de assistir aos jogos sem discernir a posição do "esférico".
Dos (poucos) jogos que observei, não só tive imensa dificuldade para acompanhar a progressão da bola no campo, como também me apercebi que não era o único a constatar tal imbróglio.
Das duas, uma: ou vi as partidas na companhia de sujeitos que, tal como eu, são daltónicos; ou então a cor da bola é um erro crasso de "marketing" pela Adidas e, sobretudo, pelos agentes desportivos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Pergunto-me como é possível não se ter testado um factor tão básico quanto é a qualidade da imagem para o telespectador. Ao fim e ao cabo, não são os telespectadores que consomem e pagam grande parte da indústria do futebol de alto rendimento? Em épocas em que se vendem transmissões HD ou em 3D, isto ainda me parece mais inadmissível.
Convém que se espere pelo inverno para introduir a Jabulani laranja nas terras mais altas. Até lá, metam a bolinha branca que o povo agradece.