23/07/2010

Não é preciso ser daltónico...

A nova bola oficial - Jabulani - da Liga Portuguesa é, como sabem, cor de laranja. Antes do evento começar já se negoceia a alteração da cor do móbil para tons mais claros, pois, alegadamente, um grupo de indivíduos daltónicos se insurgiu contra a eventualidade de assistir aos jogos sem discernir a posição do "esférico".

Dos (poucos) jogos que observei, não só tive imensa dificuldade para acompanhar a progressão da bola no campo, como também me apercebi que não era o único a constatar tal imbróglio.

Das duas, uma: ou vi as partidas na companhia de sujeitos que, tal como eu, são daltónicos; ou então a cor da bola é um erro crasso de "marketing" pela Adidas e, sobretudo, pelos agentes desportivos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Pergunto-me como é possível não se ter testado um factor tão básico quanto é a qualidade da imagem para o telespectador. Ao fim e ao cabo, não são os telespectadores que consomem e pagam grande parte da indústria do futebol de alto rendimento? Em épocas em que se vendem transmissões HD ou em 3D, isto ainda me parece mais inadmissível.

Convém que se espere pelo inverno para introduir a Jabulani laranja nas terras mais altas. Até lá, metam a bolinha branca que o povo agradece.

11/07/2010

A tristeza de uns é a felicidade dos outros...

Foto: Iniesta comemora o golo da vitória espanhola (fonte: A BOLA).

Parabéns à Espanha pela conquista do Campeonato do Mundo da África do Sul (2010). Venceram bem; foram os melhores. Xavi e Iniesta? Uma alegria ver estes senhores a jogar futebol. Tão simples, bonito e eficaz.

"Rodriguinhos", para quê?

09/07/2010

A Sobrevalorização da Estatura no Futebol

Anualmente, quantos miúdos não são postos de lado no futebol só porque são pequenos? Apesar de sabermos que o talento desportivo não se associa estritamente às dimensões corporais das crianças/jovens, creio que os processos de detecção/selecção ainda valorizam, excessivamente, a variável estatura. Não é de agora, é uma tendência que se arrasta há décadas.

Contrapondo os argumentos de que os jogadores mais altos são mais fortes e, eventualmente, melhores do que os outros, eis a lista dos 10 nomeados para o troféu "Bola de Ouro" no Mundial 2010, na África do Sul.

A estatura média dos nomeados para melhor jogador da competição é cerca de 1 metro e 77 centímetros, ou seja, um número que não nos permite sequer valorizar as dimensões corporais dos jogadores. Curiosamente, os jogadores mais criativos da lista até são os que possuem menor estatura.

Recomendação para o treinador:

Há muitas variáveis que influem na detecção/selecção de talentos desportivos. A estatura não é, nem de perto, nem de longe, a mais decisiva para que um jogador possa exibir um rendimento superior em situação competitiva. Assim, é importante que se deixe de sobrevalorizar este aspecto, em detrimento de outros como a capacidade de "leitura do jogo", o domínio de habilidades motoras específicas, ou o interesse e a motivação manifestados para a prática da modalidade.

06/07/2010

Medida Anti-Crise

Em tempos onde a crise é raínha, surgindo o gasoléo e manutenção dos carros com valores exorbitantemente elevados, nada melhor do que trocar de veículo nas pequenas voltas urbanas. A ida à Decathlon concretizou uma medida anti-crise que espero que venha a trazer frutos no imediato.


Para além disso, sempre se queimam mais umas calorias e se trabalha também para a saúde. O pacote completo, portanto!