12 de Agosto de 2007 - Domingo
14h40 - Entrada no SAP de Monchique para consulta.
14h50 - Fui atendido pelo médico de serviço que me comunica: "Tem que tirar radiografia no Hospital de Portimão.".
15h10 - Viagem para o Hospital do Barlavento Algarvio, no qual dou entrada às 15h40.
16h10 - Após 20 minutos numa primeira sala de espera (por mim designada como Sala A), sou chamado à sala de triagem, onde a seguir a um breve inquérito me dão uma pulseira com um traço amarelo (situação urgente).
16h45 - Sou atendido por um médico proveniente de um país de leste, depois de 35 minutos na Sala A. Após análise clínica ao meu tornozelo solicita um Raio-X. Pergunto-me para que serviu a minha visita ao SAP de Monchique, não tinha já passado esta fase?
16h50 - Sento-me numa outra sala de espera (por mim apelidada de Sala B) e aguardo que me chamem para Raio-X.
16h57 - Sou chamado para Raio-X. Percorro um corredor de aproximadamente 30 metros e aguardo a minha vez numa terceira sala de espera (Sala C).
17h03 - Entro no serviço de Radiologia para efectuar os exames.
17h06 - Volto à Sala B e aguardo chamada do médico.
17h15 - Sou novamente atendido pelo médico de leste que, ao observar minuciosamente as radiografias, conclui que tenho de fazer mais "chapas".
17h20 - Volto à Sala B e aguardo que me chamem ao serviço de Radiologia.
17h26 - Sou chamado para novos Raios-X, sendo atendido de imediato sem necessitar de esperar na Sala C.
17h30 - Já com as "chapas" tiradas, regresso à Sala B para... ufa... aguardar.
18h10 - Sou novamente atendido pelo médico de leste, que me informa para voltar para a Sala B, pois os exames realizados ainda não chegaram, via internet, ao computador do balcão n.º 2 de clínica geral. "Mas doutor, foram tirados há 40 minutos.", declaro-lhe. "Mais 15 minutos volto a chamá-lo", responde o clínico. Volto à Sala B.
19h15 - O médico chama-me pela quarta vez, já com o resultado das últimas radiografias. Confirma-se: "Não há fractura!", mas quer uma opinião do ortopedista que está no bloco operatório... Volto à Sala B, agora sob a responsabilidade do especialista.
19h30 - "Chama-se Carlos Almeida ao bloco de Ortopedia", soa no comunicador. O médico vê as radiografias, olha para o pé e diagnostica: "entorse, há ruptura parcial do feixe anterior dos ligamentos, mas não está nada partido". Depois das recomendações, a enfermeira faz a ligadura e despedimo-nos.
19h37 - Realizo o pagamento, recebo os recibos e saio do hospital.
Um domingo em grande não haja dúvidas. SIMPLEX!