Algures entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, o professor João Barreiros teve o condão de despertar a minha curiosidade para a investigação. Nas suas aulas de Metodologia de Investigação Científica, frisou que fazer um estudo para permanecer na biblioteca da faculdade, junto a tantas outras teses de mestrado e doutoramento, seria um investimento desperdiçado, em termos de recursos temporais, financeiros e humanos. O garante de qualidade e o respetivo retorno viriam com a publicação numa revista científica nacional ou, se possível, internacional. Naquele momento, das palavras do professor depreendeu-se um desafio a todos os alunos. Um bom desafio, pensei.
Por ser a primeiro trabalho do género, demorou imenso a concluí-lo. Longe de ser um mar de rosas, fomos superando as sucessivas adversidades com que nos deparámos. Refiro-me na primeira pessoa do plural, porque foi um processo coletivo; estou certo que sozinho não teria sido possível. Entre submissões fracassadas, revisões, críticas, por vezes injustas, sugestões e reformulações, o conteúdo foi progressivamente melhorando. Fomos colhendo alguns frutos pelo caminho: um poster no World Congress on Science and Football (Japão, 2011), dois resumos nos Books of Abstracts do World Congress on Science and Football (2011) e do 16th Annual Congress of the European College of Sport Science (Liverpool, 2011) e um capítulo no livro Science and Football VII (2013).
Agora, finalmente, é publicado o artigo integral no Journal of Human Kinetics. A cereja no topo do bolo, presente no volume 36 (março de 2013), secção III – “Sports Training”, deste periódico. Um paper que partilho com os coautores António Paulo Ferreira e Anna Volossovitch, professores da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa, e cujo contributo foi inexcedível e precioso, durante mais de três anos. Como vem sendo habitual, assinalo a ocasião no Linha de Passe, deixando-vos o resumo (abstract) do artigo "Offensive sequences in youth soccer: Effects of experience and small-sided games" e o link através do qual poderão aceder, gratuitamente, à versão oficial da revista (ver referência).
Abstract
The present study aimed to analyze the interaction and main effects of deliberate practice experience and small-sided game format (3 vs. 3 and 6 vs. 6 plus goalkeepers) on the offensive performance of young soccer players. Twenty-eight U-15 male players were divided into 2 groups according to their deliberate practice experience in soccer (i.e., years of experience in federation soccer): Non-Experienced (age: 12.84 ± 0.63 years) and Experienced (age: 12.91 ± 0.59 years; experience: 3.93 ± 1.00 years). The experimental protocol consisted of 3 independent sessions separated by one-week intervals. In each session both groups performed each small-sided game during 10 minutes interspersed with 5 minutes of passive recovery. To characterize the recorded offensive sequences we used the Offensive Sequences Characterization System, which includes performance indicators previous applied in other studies. No interaction effects on the offensive performance were found between both factors. Non-parametric MANOVA revealed that the factor “experience level” had a significant effect (p<0.05) on performance indicators that characterize the development of offensive sequences, especially in 6 vs. 6 + GKs. While experienced players produced longer offensive sequences with greater ball circulation between them, the non-experienced participants performed faster offensive sequences with a predominance of individual actions. Furthermore, significant differences were observed (p<0.05) in the development and finalization of offensive sequences within each group, when comparing small-sided game formats. Evidence supports that small-sided games can serve several purposes as specific means of training. However, the manipulation of game format should always consider the players’ individual constraints.0>
Key words: association football, constraints-led approach, performance, skill acquisition.
Reference
Almeida, C. H., Ferreira, A. P., & Volossovitch, A. (2013). Offensive sequences in youth soccer: Effects of experience and small-sided games. Journal of Human Kinetics, 36, 97-106. (pdf)
Não podia deixar de endereçar a minha profunda gratidão aos professores, colaboradores, participantes, revisores, responsáveis pelas entidades envolvidas (Juventude Desportiva Monchiquense e Escola Básica 2,3 de Monchique) por, direta ou indiretamente, contribuírem para o produto final.
Custou, durou, porém, a persistência e o esforço prevaleceram.
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