08/05/2016

O «conto de fadas» Leicester City FC

Os britânicos chamam-lhe «fairytale», outros referem-se a «fantasy football» ou «real football manager», mas é pura realidade: o Leicester City Football Club venceu a mais que competitiva Barclays FA Premier League.

Figura 1. O treinador vencedor - Claudio Ranieri (fonte: www.abola.pt).

No dia da consagração como vencedores da competição, o líder italiano Claudio Ranieri fez questão de frisar: «Esta foi uma época de doidos, as grandes equipas não estavam consistentes e nós tivemos consistência». As variáveis contextuais têm o condão de adquirir contornos decisivos em competições longas e o facto de o Leicester não ter compromissos europeus e de ter saído cedo das outras provas internas (taças) contribuiu bastante para a gestão do plantel e para potenciar a qualidade do trabalho nas sessões de treino. Aliás, esta questão foi publicamente assumida pelo staff técnico que envolve a primeira equipa do Leicester. Convido-vos a ler a peça da BBC Leicester City: The science behind their Premier League title.

Pode-se vencer um ou outro jogo com alguma dose de sorte, mas nenhuma equipa é campeã ao fim de 36 jornadas só com sorte. A competência, a qualidade do trabalho desenvolvido e, sobretudo, o trabalho de equipa – «teamwork» – são particularidades essenciais para que uma equipa alcance o sucesso numa época desportiva. Por exemplo, o psicólogo Ken Way elogiou o manager Claudio Ranieri, ao afirmar que é um segundo psicólogo do grupo e que proferiu frases que o deixou de queixo em baixo. Por sua vez, Claudio Ranieri considera fundamentais e profícuas as informações e os dados disponibilizados por todos os elementos do staff das ciências do desporto (i.e., especialistas em análise da performance, condição física, força e potência, fisiologia, psicologia e nutrição). Finalmente, é de destacar a envolvência e a mobilização de todos, do grupo, em torno de objetivos comuns. Este trabalho coletivo, de rigor e repleto de valores sociais derrubou o «futebol-industria», no qual o dinheiro impera e conquista vitórias e títulos (figura 2).

Figura 2. Relação entre custo do plantel e posição na Premier League.
(fonte: BBC Sport).

O «conto de fadas» Leicester FC trouxe-nos de volta o verdadeiro e genuíno futebol, colocando indiretamente em causa os preceitos pelos quais a nossa sociedade se rege atualmente. Vale a pena refletir sobre a lição dada por este pequeno clube.

Sem comentários: