16/03/2009

Alongamentos estáticos no aquecimento...

Na sua grande maioria, os treinadores das mais diversas modalidades desportivas, em qualquer escalão etário, fazem questão de incluir alongamentos estáticos nas fases preparatórias de sessões de treino e, até mesmo, de competições.

Ora, actualmente, sabe-se que o aumento de temperatura nos músculos se obtém com o aumento da irrigação sanguínea local e que o exercício (alternância de contracções musculares) permite o funcionamento da bomba muscular, a qual favorece a circulação. Contudo, o alongamento provoca uma grande tensão nas fibras musculares, uma vez que, ao comprimir os vasos sanguíneos, dificulta o aporte de sangue ao músculo e, consequentemente, reduz a circulação local.

Para concluir, durante o aquecimento, os alongamentos estáticos prolongados não favorecem o objectivo de aumentar a temperatura muscular, pelo que se recomenda a execução de alongamentos dinâmicos.

Fonte: Mil-Homens, P. (2008). Flexibilidade. Material audiovisual não publicado de Desenvolvimento das Qualidades Físicas do VI Mestrado em Treino do Jovem Atleta. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

Sem comentários: