26/09/2012

Subaproveitado! O estranho caso de Nolito

O extremo espanhol Nolito, proveniente do FC Barcelona e atualmente ao serviço do SL Benfica, é um dos casos mais flagrantes de subaproveitamento no futebol português. Não é de agora, já se estende desde a época passada, mesmo quando o jogador teimava em se mostrar decisivo em diversos jogos consecutivos.

 Foto: Nolito em ação no SL Benfica (fonte: http://11-contra-onze.blogspot.com).

Na minha perspetiva, é o melhor extremo do plantel encarnado; muitos discordarão, pois há Sálvio, Gaitán, Bruno César, Enzo Pérez e Ola John. Respeito, mas mantenho-me firme no meu julgamento. Nolito não se restringe à típica ação de extremo de assumir duelos individuais (1x1) para desequilibrar a organização defensiva adversária. A sua perceção e leitura do envolvimento, bem como a sua capacidade de executar com qualidade, consubstanciados numa cultura tática acima da média, determinam que o jogador explore predominantemente espaços interiores com eficácia, sobretudo partindo do corredor esquerdo em deslocamentos diagonais. Fá-lo, essencialmente, através de combinações táticas diretas e indiretas pouco habituais de se observar por parte dos seus companheiros de posição.
 
Neste particular, é evidente a tendência de Nolito para procurar Pablo Aimar (um jogador altamente capaz de compreender e corresponder à comunicação despoletada pelos seus companheiros de equipa), no intuito de executar essas ações coletivas, culminando com deslocamentos de rotura passíveis de colocar o espanhol em ótimas circunstâncias para assistir ou finalizar para golo. Para além de explorar com frequência tais combinações táticas imbuídas de lógica e objetividade, Nolito dribla bem, assiste com critério, envolve-se em tarefas defensivas quando o contexto assim solicita, tem um espírito competitivo notável e, para complementar, sabe finalizar.
 
Não entendo a gestão que é feita na sua utilização; o tempo total de jogo é escasso face a tamanha qualidade e competitividade. Custa-me ainda ver o nome do jogador constantemente associado a outros clubes na imprensa desportiva nacional. O ter de sair para estar mais próximo da família soa-me a estapafúrdio; Lisboa não é assim tão longe da sua terra natal.
 
Manuel Agudo Durán “Nolito” merece ser valorizado e devidamente aproveitado pela equipa técnica do Benfica. Não há muitos como ele e Pep Guardiola sabia-o muito bem quando o tentou demover de deixar a equipa catalã.

Sem comentários: