30/03/2007

"Don't smile until Christmas."

Não é por acaso que a expressão "don't smile until Christmas" é considerada como uma regra de ouro para qualquer professor no início do ano lectivo. Actualmente, o conceito de disciplina é abordado de diversos pontos de vista, por vezes até amplamente contraditórios. O que é disciplinar? Como consegui-lo?

Eu sou apologista de que a disciplina é a base para um trabalho sustentado, quer seja na escola, no treino, numa empresa ou até mesmo em casa. Não há receitas milagrosas, não há soluções padronizadas, mas há formas mais apropriadas para lidar com a especificadade que cada caso em si encerra.

Quem trabalha diariamente com crianças ou jovens, sabe as enormes lacunas que a maioria apresenta na relação "comportamento-regra". Tal não significa que em casa não sejam disciplinados pelos seus responsáveis (pais, avós, tios, irmãos, tutores, etc.), porque o são, contudo nem sempre do modo mais correcto.

Por conseguinte, não admira que crianças ou jovens que melhor aceitam e lidam com a disciplina e a regra, maior índice de sucesso apresentem nas suas actividades quotidianas. É mais fácil reconhecer os limites do tolerável e do intolerável, do correcto e do incorrecto, e essa noção não é somente uma aprendizagem meritória em idade escolar, mais que isso, é um traço de personalidade que se estabelece para o resto da vida.

Sem comentários: