Há dois atrás o estudo intitulado «Scoring
mode and age-related effects on youth soccer teams’ defensive performance
during small-sided games» foi publicado no suplemento Science and Medicine in Football do Journal of Sports Sciences (Vol. 34/2016). Na altura referi no Linha
de Passe que há conclusões que geram algumas respostas, contudo, o principal
interesse da ciência reside na sucessiva formulação de novas questões, questões
essas que nos levam (ou não) a procurar (outras) novas respostas. Basicamente
foi o que aconteceu. Percebemos que a manipulação das variáveis dimensão, forma
e posição das balizas influenciou a execução de ações defensivas individuais e
coletivas de jovens de dois escalões etários (Sub-13 e Sub-15), na prática de
jogos reduzidos/condicionados de futebol (espaço de jogo: 30x20m). Mas
precisávamos de saber mais relativamente à fase ofensiva, nomeadamente, no
desempenho da ação de passe: que implicações para o treino poderiam advir da
manipulação das balizas/alvos em jogos reduzidos/condicionados?
O presente trabalho contou
com a colaboração dos professores Anna Volossovitch (FMH, Universidade de
Lisboa) e Ricardo Duarte (FMH, Universidade de Lisboa; VPS Football Club, Vaasan
Palloseura, Finland) como coautores. Aproveitámos as imagens recolhidas do
protocolo experimental que deu origem ao artigo supracitado, tendo como objeto
de estudo as ações de passe executadas por jovens praticantes pertencentes aos
escalões etários Sub-13 e Sub-15. As condições de jogo propostas, subjacentes à
manipulação do modo de concretização de golo, foram as seguintes: (1) line
goal (futebol de linha), em que o golo é validado mediante o controlo da
bola na zona final adversária; (2) double goal (balizas laterais), com o
golo a ser marcado em uma de duas balizas pequenas laterais situadas na linha
final; (3) central goal (baliza central), com o golo a ser concretizado na
baliza central adversária e, por isso, mais aproximado à situação regular de
jogo formal. Inicialmente, o projeto foi elaborado pressupondo a utilização do
método de análise de rede (network
analysis), mas a recolha dos dados levou-nos a optar por uma abordagem
tridimensional de análise de desempenho das ações de passe, i.e. através de
três variáveis dependentes: (1)
volume médio de passes por condição de jogo; (2) zonas de passe (execução e receção); (3) direção do passe (frente, retaguarda, direita e esquerda). Esta
metodologia foi concebida para que os treinadores/professores de futebol pudessem
usufruir de resultados e de uma discussão dotados de uma elevada aplicabilidade
prática para o trabalho de campo.
Hoje o estudo foi
finalmente publicado no número especial Science
in Soccer, Vol. 18(5)/dez-2017 da revista polaca Human Movement, com o título «Influence of scoring mode and age
group on passing actions during small-sided and conditioned soccer games» (figura 1).
Figura 1. Apresentação do artigo publicado na Human Movement. |
Em baixo apresento-vos o
resumo e a referência do artigo original, com o link para poderem descarregar o texto integral.
Abstract
Purpose.
The study examined the influence of scoring mode (line goal, double goal, and
central goal) and age group (U13 and U15) on passing actions performed by youth
soccer players during 4v4 small-sided and conditioned games (SSCG).
Methods.
In 6 independent sessions, participants
performed the 3 SSCGs, each lasting 10 min, in a total of 60-min per game
condition. Overall, 4052 passes were notated post-event with the Lince
software. The analysis included 3 game-related dependent variables: passing
volume, passing zones, and passing direction. Mixed factorial ANOVA and
multinomial logistic regression were applied to evaluate the effects of scoring
mode and age group on dependent variables.
Results.
A greater passing volume was found in line goal
(vs. central goal), while the U15 group performed significantly more passing
actions than the U13 group. Logistic regression models revealed the following
significant main effects of scoring mode and age: (1) double goal (vs. central
goal) increased the odds of performing passing actions in defensive lateral
zones; (2) line goal (vs. central goal) increased the passing flow in defensive
midfield and offensive midfield sectors and decreased the odds of executing
forward passes; (3) U13 teams were more likely than U15 to execute passing
actions in more advanced pitch zones and less likely to pass sideways.
Conclusions.
The manipulation of scoring mode in SSCGs
influenced the quantity, location, and dominant direction of passing actions to
achieve specific task solutions. The findings provide soccer coaches with
relevant information for the selection of representative tasks and optimization
of task design in youth soccer practice.
Key
words: youth soccer, performance analysis, task
constraints, expertise, skill acquisition
Reference
Almeida, C. H.,
Volossovitch, A., & Duarte, R. (2017). Influence of scoring mode and age group on passing
actions during small-sided and conditioned soccer games. Human Movement, 18(5), 125-134. doi: 10.5114/hm.2017.73618 (link)
Em nome dos autores do
trabalho, renovo os meus agradecimentos a todos os jovens praticantes e colaboradores
envolvidos neste projeto. A nossa linha de pensamento assenta na premissa que o
jogo deve de ser a sede de todas as aprendizagens fundamentais do futebol. Para
os leitores interessados nesta temática, torcemos para que os nossos resultados e
conclusões possam contribuir para um melhor entendimento dos efeitos da
manipulação de condicionantes estruturais do jogo (ou constrangimentos da
tarefa) nas ações específicas de jovens jogadores e equipas em contexto de
treino.
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