17/02/2007

Os primeiros frutos começam a aparecer.

(É com enorme satisfação que escrevo este texto)

Quando nos concentramos em algo e trabalhamos seriamente, mais tarde ou mais cedo os frutos desse esforço começam a aparecer. Só eu e poucos mais sabem e conseguem reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido ao nível das camadas jovens do clube Juventude Desportiva Monchiquense.

Naturalmente, eu sou suspeito para falar sobre o assunto, porque faço parte desse restrito lote de pessoas que procuram fazer alguma coisa, por muito pouco que seja, pelos jovens monchiquenses e pelo Futebol em si.

Actualmente podemos, com curta margem de erro, afirmar que este desporto poderá ser um refúgio com boas perspectivas para os nossos miúdos. A alegria estampada nos rostos depois das recentes vitórias - as primeiras vitórias, tal como uma primeira paixão, um primeiro grande amor -, a elevada frequência aos treinos, a disciplina adquirida ao longo dos últimos 5 meses e, sobretudo, o gosto e o prazer com que falam do Futebol, são indicadores mais que suficientes para me fazer acreditar nesta juventude e no nosso empenho diário para manter esta paixão viva e progressivamente mais intensa.

À luz da felicidade destas crianças e jovens, qualquer constragimento, seja de que ordem for, é insignificante. A unidade que cresce continuará a dar frutos e se houver um maior envolvimento da população e dos responsáveis directivos, muito mais crescerá. Eu penso que é possível fazer muito mais por este clube, mas a estratégia deverá ser redefinida para os miúdos, para a formação e para o futuro. Será pedir muito? Será sonhar alto?

Amigos, o futuro não sou eu, são eles... os frutos que começam a aparecer na pequena árvore que ainda agora despontou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também é com grande satisfação que faço este comentário ao teu post. Finalmente começamos a ver o resultado de tantas sessões de treino, tanta paciência, tanta luta, tanta persistência, porque não dizê-lo, sem qualquer tipo de presunção, tanto trabalho sério e dedicado. Costuma-se dizer, na sabedoria popular, que quem espera, sempre alcança, espera essa que não pode ser confundida com uma atiutde passiva, mas sim pro-activa. Recorrendo à tua analogia, plantámos as sementes e temos dado a essas mesmas sementes as condições necessárias e possíveis para o seu crescimento/desenvolvimento. Agora temos de continuar na mesma senda, procurando como dizes e bem, um maior envolvimento/apoio dos órgãos directivos, estruturas essênciais para as fundações de um trabalho sustentado. Um trabalho sustentado perdura no tempo, deixa marcas. Um trabalho "sem rede", será encarado como "mais do mesmo", apesar de sabermos que não se trata disso neste caso. Mas como referiste, apenas uma minoria reconhece isso...
Para terminar, de referir que o me dá mais gozo e tenho a certeza que partilhas da mesma opinião, é a satisfação dos "putos-homens". "Putos-homens", porque apesar do início conturbado, a maioria nunca virou as costas à luta, leia-se trabalho, revelando uma persistência assinalável para miúdos de idade tenra. É para eles que trabalhamos, para a sua formação desportiva...
E quem quiser criticar, aqui estaremos para responder com aquilo que sabemos fazer: TRABALHO.
Abraço

Anónimo disse...

Continuem o bom trabalho e certamente irão colher os frutos num futuro não muito longínquo.