23/04/2010

Confusão conceptual: Estratégia vs. Táctica

Qualquer adepto e telespectador de futebol encontra-se familiarizado com expressões do género: "o treinador deu a táctica", "é um jogo muito táctico" ou "as equipas estão encaixadas uma na outra". Na realidade, isto acaba por ser música para os nossos ouvidos e é, por isso mesmo, que comentadores como o Rui Santos são pagos para, supostamente, analisar o jogo.

É até demasiado frequente assistirmos à confusão conceptual que é o uso do termo "Táctica", quando, no fundo, se pretende aludir ao conceito de "Estratégia".

Passo a explicar, a táctica diz respeito, em última instância, às acções executadas pelos jogadores no intuito de solucionar problemas contextuais do jogo (por exemplo, a realização de uma cobertura defensiva a um colega de equipa a cumprir o princípio da contenção ou a execução de um passe de ruptura, aproveitando a desorganização do processo defensivo adversário). Antes da acção propriamente dita, pressupõe o funcionamento de mecanismos afectos à leitura do jogo e, eventualmente, à tomada de decisões.

Por sua vez, a estratégia está relacionada com a organização dos procedimentos subjacentes à preparação do jogo e que visa a obtenção de sucesso em competição. A estratégia é implementada pelo treinador, por forma a rentabilizar a performance dos jogadores e da equipa, neutralizando os pontos fortes do adversário e explorando as suas fraquezas. Numa dimensão temporal, a estratégia processa-se previamente ao jogo, enquanto a táctica emerge no decurso do mesmo.

Portanto, são conceitos distintos e facilmente identificáveis no fenómeno desportivo. O sistema de jogo de uma equipa (por exemplo, 1x4x4x2) não é mais do que parte da estratégia adoptada pelo treinador e partilhada com os jogadores; as opções tomadas em competição pelos jogadores são, por seu turno, aspectos tácticos do jogo e são fruto do contexto em que surgem.

1 comentário:

edu disse...

Feliz sou eu por ter finalmente percebido as diferenças conceptuais, graças ao teu excelente, curto, e objectivo post.

Do Rui Santos, também arriscaria a dizer que é igualmente feliz, mas por ser um cagão com a mania que percebe disto...