30/10/2011

Caixinha de "futebol positivo"

O prof. Pedro Caixinha vai ser o próximo treinador do Clube Desportivo Nacional. Pessoalmente, fiquei bastante satisfeito pelo regresso ao ativo de um jovem treinador, competente na sua função e apologista do que designa por "futebol positivo".

A atitude e a postura de Pedro Caixinha foram sempre irrepreensíveis enquanto treinador principal da União Desportiva de Leiria. Ele e a sua equipa técnica, embora sem condições apropriadas para trabalhar em tal nível competitivo, procuraram criá-las durante a sua passagem por Leiria, o que foi devidamente recompensado pela direção de João Bartolomeu com um despedimento precoce à 3ª jornada. Entretanto, Vítor Pontes já seguiu o mesmo caminho, o algavio Manuel Cajuda foi eliminado da Taça de Portugal pelo Alcochetense e na Liga Zon Sagres o clube continua a carecer de pontos.

Agora, no Nacional da Madeira, Caixinha vai ter ao seu dispor outras condições e, convenhamos, um plantel recheado de bons jogadores, sobretudo no setor ofensivo. Lutar pelos lugares europeus não será uma tarefa fácil, pois a atual distância pontual assim o determina, contudo não é impossível. Se as suas ideias de "futebol positivo", privilegiando um estilo de jogo ofensivo assente numa circulação rápida da bola, forem convenientemente transmitidas (i.e., em termos de métodos de treino) e bem recebidas por jogadores como Luís Alberto, Diego Barcellos, Candeias, Mateus e Mário Rondon, creio que poderemos ver esta formação insular a subir na tabela classificativa, jogando um futebol atraente.

Esta é decerto uma grande oportunidade para o prof. Pedro abrir a "caixinha" do seu "futebol positivo". Os mendigos do bom futebol, como eu, devem estar atentos ao que poderá ser uma boa surpresa na presente edição da principal liga portuguesa.

Os meus votos de sucesso!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ivo Vieira não merecia sair.
É o último culpado de uma equipa feita pelo presidente e com muitos brasileiros amigos da noite.
E o Prof. é bom, sim. mas bom adjunto.
Viper

Carlos Humberto Almeida disse...

Sim, reconheço que o Ivo Vieira não é o único culpado no caso.

Também sei que o Rui Alves gosta imenso de meter o bedelho na equipa e em áreas que não seriam da sua competência.

Quanto ao facto do prof. Pedro Caixinha ser (somente) bom adjunto, reconheço que nunca tive oportunidade de trabalhar com ele, nem tão pouco privei pessoalmente com ele.

Ainda assim, das conversas que mantive com pessoas que o conhecem e, inclusivamente, foram seus jogadores, acredito que é capaz de realizar um bom trabalho numa equipa sénior. Pelo menos, a sua atitude e as suas ideias como treinador permitem-me perceber que tem condições para alcançar sucesso. O futuro o dirá.

Saudações!

Anónimo disse...

Boa noite prof. Carlos Almeida
Procurei uma forma de manter contato com você e não consegui por isso estou deixando no comentário de texto. Será que poderia me envia seu email?
Abraço
Uendell Macedo

Carlos Humberto Almeida disse...

Boa tarde, Uendell.

Poderá contactar-me através do endereço de e-mail: carlosalmeida83@iol.pt

Cumprimentos,

Carlos Almeida

João Figueira disse...

Olá Amigo Carlos!
Não poderia deixar de comentar um "post" teu relacionado com a vida desportiva na Madeira =)
Não tenho dúvidas que continuam a ser muitos dirigentes a limitar o desenvolvimento de projectos desportivos (note-se o que referiste no caso da União Desportiva de Leiria).
Tendo sido mais ou menos competente no desempenho das suas funções, não duvido do empenho, seriedade e profissionalismo do meu conterrâneo Ivo Vieira. Tive oportunidade de o conhecer, ainda não era Treinador Principal, numa formação em Coaching Desportivo. Foram 4 dias intensos onde, sem haver um contacto muito individualizado, facilmente percebi que ali estava uma pessoa conhecedora das suas limitações mas com muita vontade de aprender e poder contribuir para a usa modalidade.
Contudo, mais do que a surpresa do seu despedimento (no 9º lugar do Campeonato, após 3 vitórias consecutivas em casa, e em prova na Taça de Portugal!), surpreendeu-me a sua contratação para o lugar do Jokanovic... Opinião pessoal: demasiado cedo.
Ivo Vieira foi, claramente, vítima da organização. Vi os jogos do Nacional para a Liga Europa no estádio (0€ Estádio cheio!) e gostei bastante da dinâmica. Tivesse havido uma capacidade maior para arriscar e o Nacional passaria o Birmingham. Algo se passou entretanto no desenvolvimento do grupo de trabalho; o 5-0 no Dragão observou-se em que circunstâncias aconteceu; mais duas jornadas (R.Ave e Marítimo) e as coisas estariam mais equilibradas em termos classificativos, como provavelmente irá acontecer, e o motivo agora vai ser o efeito "Caixinha"...
Houvesse paciência.
Bem-haja Amigo!
O "teu" Atlético CP está em grande na Liga de Honra! :)

Carlos Humberto Almeida disse...

Amigo João,

Os teus comentários, sempre pertinentes e enriquecedores, são muito bem-vindos neste blog.

Sim, realmente, há falta de paciência no desporto de alto-rendimento, especialmente no futebol. Em Inglaterra, por exemplo, as coisas são vistas de um prisma que apela à estabilidade e não à mudança como (simples) solução dos problemas.

Apesar disso, e não querendo culpabilizar o Ivo Vieira ou fazer menção a eventuais incompetências técnicas - longe de mim - acredito que o prof. Pedro Caixinha poderá acrescentar algo positivo à dinâmica da equipa e do próprio clube. Posso estar redondamente enganado e esta minha crença ser completamente descabida. Veremos o que o futuro nos dirá.

Um grande abraço para ti, companheiro.

Carlos Humberto Almeida disse...

Quanto ao Atlético CP está muito bem na Liga Orangina, mas de "meu" pouco ou nada tem. Simpatizo com o clube por lá ter trabalhado durante uma época, mas o "meu" verdadeiro ACP joga na Divisão de Honra de Lisboa, escalão Juvenis.

Por lá "mexem" meia dúzia de miúdos que treinei há seis épocas atrás. Isso é o que mais me satisfaz, João. :)

Abraço!