28/05/2013

Maria dos Canos Serrados

Um romance de Ricardo Adolfo, autor que desconhecia. Uma oferta muito bem-vinda, por sinal, de um amigo que detém o dom da palavra. Julgo que a velocidade com que se devora um livro é diretamente proporcional à sua qualidade. Pois bem, este “marchou” em escassos dias.
 
Imagem: Capa do livro "Maria dos Canos Serrados" (Ricardo Adolfo).
 
O enredo remete-nos para os subúrbios de Lisboa, sendo a personagem principal “uma moça de má rês que se torna pior ainda”. Maria relata a sua história, na primeira pessoa, ao seu amado, um gigolô negro que ganha a vida a fazer turistas em Armação de Pera. O consumo de droga, os tempos de crise, de despedimentos e a iniciação ao crime são abordados de uma forma escorreita, crua e absolutamente desprovida de tabus. Trata-se, assim, de “uma reflexão sobre a nova mulher, que não precisa de Clyde para ser Bonnie”.
 
Consagrados da literatura portuguesa, como António Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe, aplaudem. Longe de ser um especialista, recomendo vivamente.
 
Eis um breve capítulo do livro que, para além de estar sublimemente redigido, me permitiu lançar uma boa gargalhada:
 
“Frouxo.
 
A primeira coisa que fizemos assim que chegámos ao local de desemprego foi googlar se a falta prolongada de orgasmos pode ter efeitos nocivos. A lista de maleitas é infinita. Isto está a tornar-se um caso clínico crónico. Tem de haver uma droga legal para este tipo de doença. Se não há, o que é que as farmacêuticas andam a investigar? Imagina tomares uma pastilha e a seguir começares a orgasmar. É a ideia do milénio, só pode.
 
Devíamos ter ido para Farmácia, devíamos não ter chumbado a Físico-Química por faltas, devíamos ter sido avisadas de que quem se balda à escola ou vai para ministro ou então está fodido.”

2 comentários:

tiago pedro disse...

Acho que vou seguir mais uma vez o teu conselho literário como já segui muitas vezes os do Edu, ambas as vezes não me desiludiram.
grande abraço

Carlos Humberto Almeida disse...

Olá Tiago,

Esta recomendação provém de uma oferta do Edu: a melhor recomendação possível. :) Vale bem a pena. Se tiveres oportunidade de ler, acho que vais gostar.

Um abraço!