04/11/2006

À conquista da Europa.

Três vitórias e um empate foi o saldo português na recente jornada europeia. Longe vai o tempo em que era um martírio para conseguirmos alcançar estes resultados, especialmente fora de casa.

O campeão - FC Porto - venceu convincentemente o Hamburgo. Mostrou que tem uma equipa personalizada, ofensiva e capaz de proporcionar grandes momentos aos adeptos do futebol. Saliente-se o golaço do Lucho: obra de arte!
O Sporting CP, também a jogar na Alemanha, fez estremecer o público bávaro. Apesar das inúmeras ausências do Bayern, o conjunto português fez questão de demonstrar que a juventude pode muito bem dar conta do recado.
O meu SL Benfica jogou "à Benfica": de forma ofensiva, com o apoio dos laterais (o Nélson esteve excelente), a defesa segura, muita mobilidade entre os jogadores da frente e situações bem delineadas do ponto do ponto de vista táctico. Grande resultado!
O SC Braga após dois jogos menos conseguidos, goleou o Slovan Liberec e deu um passo importante na passagem à fase seguinte. Não vi o jogo nem o resumo, mas do que pude ler, os jogadores utilizados portaram-se à altura do seu real valor.

Os meus parabéns a estes clubes, aos respectivos técnicos e jogadores.
O futebol português agradece!

2 comentários:

Anónimo disse...

Visto que és especialista em matérias do Futebol, esclarece-me uma coisa: Porque é que são sempre os mesmos técnicos a rodar entre si na ocupação dos lugares nas várias equipas da 1ªLiga? Aos meus olhos, parece-me um circo! Qual a credibilidade de um treinador ao ser despedido num dia e no dia seguinte estar a ser contratado por outra equipa do mesmo escalão? Caso fosse de lés-a-lés, ainda passava despercebido, mas as situações sucedem-se compulsivamente.

Carlos Humberto Almeida disse...

Acredito que a primeira explicação seja o medo do desconhecido, isto é, os dirigentes dos clubes apostam nos treinadores com "cartas dadas", não em desconhecidos. Quantos bons treinadores não se perdem nas 2º e 3ª divisões nacionais ou até mesmo no distritais?
Quanto ao recente caso do Carlos Carvalhal, realmente parece um circo: alega motivos pessoais, sai do SC Braga e vai logo de seguida para o FC Beira-Mar. No mínimo, estranho!