19/11/2006

Desporto Jovem: formar ou ganhar?

A minha equipa, Infantis do J. D. Monchiquense, perdeu 2 - 10, depois de termos feito uma primeira parte de bom nível. Ao intervalo o resultado era 1 - 1 e o C. F. Esperança de Lagos apenas empatou a 2 minutos do descanço.

Perguntam vocês: como é possível isso acontecer?
Na verdade, até a mim me custa a acreditar. A equipa tem assimilado bem os conteúdos táctico-técnicos do modelo de jogo, treina regularmente com bons índices de empenho e tem qualidade. Ao invés, apercebi-me que tenho um trabalho gigantesco pela frente em termos psicológicos, senão vejamos: a) alguns jogadores influentes desistem perante resultados desfavoráveis; b) quase todos eles vêm de uma época no Futsal, onde obtiveram bastantes vitórias por resultados desnivelados; c) o nível competitivo no Futebol 7 é superior ao Futsal.

Estamos na presença de um processo de transição, no qual a aprendizagem tem que ser bem gerida. Não frustar, sem desresponsabilizar!

O interessante é que... o Futebol é isto mesmo, até nas camadas jovens: uma busca constante do sucesso face às adversidades com que nos deparamos. Sucesso, para mim, é a formação dos "meus putos", como costumo chamar, e as adversidades são a unidade orgânica de alta complexidade que cada jovem representa e a necessidade de compatibilizá-la com outras unidades altamente complexas que definem o conceito de equipa. Este é o nosso fim: formar jogadores de Futebol e, sobretudo, cidadãos saudáveis e responsáveis perante a sua própria existência e a dos outros.

O desafio é enorme, mas quero assumi-lo. Venham os próximos treinos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é... Percebo-te perfeitamente e sublinho a tua dissertação. Exactamente no mesmo dia, mesmo espaço, com apenas alguns minutos de precedência, passou-se o mesmo com a minha equipa...
Cenário: os MEUS, miúdos no intervalo etário 8-10anos, maioritariamente 8 e 9anos, e pouca experiência de competição, ou sequer treino minimamente estruturado e lógico (à excepção deste ano), depararam-se com ELES, miúdos com 10anos, experiência de competição de 2-3anos, campeões em título 2005-2006, apenas com uma derrota, contra o Portimonense.
Nosso grito:JDM,JDM,JDM,MONCHIQUENSE.
O deles:GANHAR,GANHAR,GANHAR.
Acho que não preciso de dizer mais nada...
Apenas referir que o principal objectivo nestes escalões de base, se deve centrar na formação das crianças enquanto seres que constituem uma sociedade. Se queremos que a nossa sociedade melhore, temos de começar por tentar trabalhar/talhar os homens de amanhã. Para tal devemos incutir-lhes valores que infelizmente estão em desuso, amizade, respeito, espírito lutador, mas cortês!
Por isso, e porque não temos por hábito desistir, let's keep on working as we have been doing it, and the hell with results!!!
Abraço brother! Luís Inácio