09/06/2007

A Síndrome de Ulisses

"Os psiquiatras definem a síndrome de Ulisses como um novo transtorno mental que afecta a maioiria dos imigrantes ilegais. A síndrome é desencadeada sobretudo pela sensação de perda por que uma pessoa passa ao abandonar o seu país de origem."

Esteban, um jovem colombiano licenciado em Filologia Hispânica, decide emigrar para Paris em busca de uma vida melhor. Enriquecer os seus estudos, arranjar um emprego decente e, porventura, publicar o seu romance é um sonho que rapidamente se transforma em pesadelo. Paris não é mais a cidade luminosa dos turistas e dos estudantes, mas sim a cidade subterrânea e cinzenta dos imigrantes, dos que perderam a esperança no seu próprio país. Lavar pratos no subsolo de um restaurante coreano para pagar os estudos na Sorbonne não é propriamente um pecúlio da cidade dos sonhos.

Um tremendo testemunho por onde passam línguas e peles muito diferentes: africanas, orientais, latinas e francesas. Com uma escrita sublime e conteúdo dramaticamente real, esta obra do colombiano Santiago Gamboa merece, de acordo com a minha precária capacidade de crítica literária, um Muito Bom.

2 comentários:

Luisa disse...

Nota: MUITO BOM. Concordo inteiramente!

Unknown disse...

Concordo , livro bem escrito com pitadas de duríssima realidade dos ilegais mundo afora!!!