10/11/2007

O Treino de Jovens

Uma súbita crise de falta de ideias ou assuntos tem assolado o meu cérebro. Bem sei do fraco interesse que os últimos posts têm suscitado, mas não é isso mesmo que é ser humano? Hoje senti que deveria escrever sobre qualquer coisa, mas o quê? Fez-se alguma luz. Porque não escrever sobre o tema que muito me tem movido nos tempos mais recentes e que, certamente, continuará a ocupar um espaço importante na minha vida futura?


O Treino de Jovens

Enganam-se redondamente aqueles que pensam ser uma tarefa para pessoas com "carolice" para a coisa, com enorme gosto em lidar com crianças/jovens. É indesmentível que saber lidar com crianças/jovens é importante, contudo, treinar jovens é muito mais que isso. É ser Pai, ser Professor, ser Amigo, ser Juíz, ser Advogado, ser Comandante e, sobretudo, ser um Exemplo.

Pego numa célebre linha - "treinar jovens não é treinar adultos em miniatura" - como ponto de partida para um breve reflexão pessoal. Um adulto é supostamente uma pessoa com uma formação consolidada, o que não implica que não seja capaz de aprender ou modificar os seus comportamentos ou condutas; na criança/jovem estamos em pleno processo de formação, portanto, passamos pelas chamadas "fases sensíveis". É impossível nos reportarmos somente aos factores "treináveis" como as qualidades físicas (resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza geral), uma vez que também surgem associadas a "períodos-chave" para a aquisição e/ou desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais.

Assim sendo, o desporto não deve, nestas idades, ser encarado como um fim, mas como um meio para uma formação que se pretende integral e saudável.

Treinar jovens é educar crianças/jovens através de algo motivante - o desporto - para no futuro serem indivíduos capazes de lidar convenientemente com as diversas situações (positivas ou negativas) que a vida em si encerra, mantendo hábitos de vida saudáveis. Para isso, é ainda necessário sabermos aquilo que prescrevemos aos nossos atletas. Um sujeito com "carolice para a coisa", salvo raríssimas excepções, nunca conseguirá cumprir com êxito este requisito, porque realmente não é fácil conjugar, num exercício ou num treino, tantos elementos (características) de um sistema (criança/jovem) em formação, salvaguardando um objectivo a longo prazo.

Para finalizar conto-vos um episódio bem "fresco". Há meia dúzia de horas encontrei um jovem da minha equipa que, perante a minha anunciada ausência aos jogos desta época, me comunicou: "Mister, hoje perdemos o jogo". Na verdade já me havia sido relatadas as incidências do encontro, o resultado não era novidade para mim. Novidade foi a minha pronta resposta: "Não há problema, logo ganharemos noutro dia". Ele sorriu.

A ganhar já eu estou e ele também, espero que um dia possa vir a ter essa noção, porque ganhar no desporto é muito mais que ganhar um simples jogo, é crescer para a vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

5 estrelas . abraço carlinhos