24/09/2008

Um jogador. Qual escolherias?

Lionel Messi (Argentina, 21 anos).

Neste momento, escolheria este pequeno génio (1,69 m) sul-americano. É um "canhoto" à Diego Maradona: rápido; surpreendente na protecção de bola, muito devido ao seu baixo centro de gravidade; explosivo no modo como enfrenta os adversários no 1x1; com uma capacidade de leitura de jogo fenomenal, daí ser exímio no último passe; e, um finalizador ao jeito de um ponta-de-lança.

Que me perdoem todos os fanáticos pelo "nosso" Cristiano Ronaldo, que espero que vença a Bola de Ouro 2008, porém este Messi enche-me o olho. Um verdadeiro regalo para quem gosta de Futebol.

5 comentários:

Anónimo disse...

"muito devido ao seu baixo centro de gravidade"

Suain Bolt (1,96m)
Asafa Powell (1,90)
Obikwelu (1,96)

Anónimo disse...

corrijo "Suain" para "Usain"

Carlos Humberto Almeida disse...

Caro anónimo,

Quando me referi ao baixo centro de gravidade, tinha sobretudo a ver com a capacidade do Messi em assegurar a protecção de bola e não estando associado à qualidade física Velocidade. Ora passo a citar o que escrevi:

"(...) surpreendente na protecção de bola, muito devido ao seu baixo centro de gravidade; (...)"

Embora nunca tivesse lido nenhum estudo científico a propósito, os jogadores de estatura mais baixa, apresentam, por norma, maior capacidade em proteger a bola dos adversários, o que estará decerto associado, entre outros factores, ao seu baixo centro de gravidade.

Aquelas jogadas explosivas à Diego Maradona, com dribles sobre N jogadores da equipa adversária, não é comum observar jogadores altos a executarem tal proeza. Eu creio que, em termos biomecânicos, o Centro de Gravidade, bem como a Massa Corporal do jogador, intimamente associada à Lei da Inércia de Newton, são razões plausívies para explicar o facto, embora haja outras, como, por exemplo, a capacidade táctico-técnica do executante.

Com os melhores cumprimentos.

(Carlos Almeida)

Anónimo disse...

"rápido; surpreendente na protecção de bola, muito devido ao seu baixo centro de gravidade; explosivo no modo como enfrenta os adversários no 1x1"


ponto e vírgula
O ponto-e-vírgula marca uma pausa mais longa que a da vírgula, no entanto menor que a do ponto. E é empregado para:

Separa orações coordenadas que já venham quebradas no seu interior por vírgula, exemplo:
Não esperava outra coisa;afinal eu já vinha sido avisado.

Separar orações coordenadas que se contrabalanço em força expressiva (formando antítese, por exemplo)
Muitos se esforçam; poucos conseguem.
Uns trabalham; outros descansam.
Separar orações coordenadas de certa extensão. Exemplo:
Os jogadores de futebol olímpico reclamaram com razão das constantes críticas do técnico; porém o teimoso técnico ficou completamente indiferente aos apelos dos atletas.

Acredito que tenha sido essa a sua intenção, mas gramaticalmente (como se pode comprovar pela definição de ponto e vírgula) o "centro de gravidade baixo" remete o leitor também para o adjectivo "rápido".



"Eu creio que, em termos biomecânicos, o Centro de Gravidade, bem como a Massa Corporal do jogador, intimamente associada à Lei da Inércia de Newton, são razões plausívies para explicar o facto, embora haja outras, como, por exemplo, a capacidade táctico-técnica do executante."

E, independentemente da "capacidade táctico-técnica", o conteúdo qualitativo a nível de fibras musculares? E os factores neuromusculares? Porventura justificarão com maior fundamentação científica (a bibliografia nesta temática é vasta e com elevado grau de evidência) as incongruências (divergindo da tendência geral) entre altura/morfotipo e a capacidade física velocidade...

Parabéns pelo seu Blog

Carlos Humberto Almeida disse...

Caro anónimo,

Agradeço o seu comentário pertinente e perfeitamente justificado.

Embora não seja especialista em Língua Portuguesa, procuro não dar grandes "pontapés" a escrever, porém já aprendi qualquer coisa e, numa próxima ocasião, recorrei ao ponto final.

Lamento não saber para quem escrevo, pois tratando-se, muito provavelmente, de uma pessoa das Ciências do Desporto, seria bastante interessante voltar a trocar ideias ou opiniões consigo.

Continue a aparecer por cá.

Com as melhores saudações.

(Carlos Almeida)