07/06/2009

Portugal rumo ao Mundial 2010?

Acredito que a selecção portuguesa poderia estar muito melhor posicionada do que está actualmente. Para aceder ao "playoff" de qualificação, a nossa equipa só depende de si própria. Eu tenho algumas reservas, porque aquilo que demonstra em campo está muito aquém das potencialidades individuais dos seus jogadores.


O mister Carlos Queiroz - pessoa que considero bastante competente e indicada para o cargo - pretende revitalizar a formação, no entanto, os progressos não são visíveis. O futebol actual requer muita mobilidade nos sectores intermediário e ofensivo, de modo a assegurar o controlo do processo ofensivo e a explorar zonas de ruptura das organizações defensivas contrárias, senão vejamos o caso mais ilustrativo do Barcelona. Será que colocando um Pepe no meio-campo ou um Hugo Almeida como avançado fixo, conseguimos tirar proveito das capacidades táctico-técnicas e da mobilidade dos jogadores portugueses (laterais e extremos) que mais desequilibram?

Não me parece e ontem ficou comprovado perante uma Albânia com uma organização defensiva recuada e a tentar tirar partido do contra-ataque. A mobilidade ofensiva do Pepe é reduzida e a falta de capacidade de Hugo Almeida em fazer combinações tácticas directas ou indirectas com Cristiano Ronaldo, Deco, Simão, Boa Morte (?) ou Raúl Meireles foi por demais evidente.

Apesar disso, a equipa venceu e continua com francas possibilidades de estar presente na África do Sul em 2010. Não me cabe a mim construir a equipa, nem fazer juízos de valor sobre a competência dos técnicos, mas que Portugal tem obrigação de jogar muito mais e melhor, disso não há margem para qualquer dúvida.

Sem comentários: