03/02/2010

"Carolice" ou "chulagem"?

O clube cá da terra - JD Monchiquense - vai, arrisco-me a dizer, de "vento em pompa" no que ao futebol diz respeito. Contrariando o despovoamento que o concelho de Monchique tem vindo a sofrer, a direcção do clube e os seus colaboradores (delegados, adjuntos e treinadores) conseguiram formar, na presente época 2009/2010, seis equipas competitivas (Escolas B/Sub-10, Escolas A/Sub-11, Infantis/Sub-13, Iniciados/Sub-15, Juvenis/Sub-17 (futsal) e Séniores) e uma equipas de veteranos.



Nunca na história do clube, fundado em 14-11-1963, houve tantas crianças, jovens e adultos envolvidos no fenómeno desportivo local. Porém, como em qualquer pequena terra que se preze, surgem sempre inúmeras más línguas. De entre os rumores e os boatos que se ouvem em surdina, tal não foi o meu espanto quando me contaram que se diz que os colaboradores só estão no clube porque recebem balúrdios (entenda-se por balúrdios mensalidades a rondar os 200 Euros).

Ora, qualquer pessoa mais atenta em Monchique sabe que, infelizmente, o JDM atravessa graves dificuldades financeiras. A política da actual direcção tem sido pautada por duas linhas orientadoras: (a) reduzir o passivo e (b) apostar nos escalões de formação. É natural que o pouco dinheiro que há seja canalizado para cumprir estes intentos, embora fiquem sempre outras despesas básicas por saldar. Face a esta conjectura, não só os colaboradores não recebem há algum tempo, como as respectivas remunerações nada têm a ver com os "balúrdios" acima mencionados.

A ilação que se pode tirar destas "bocas" infundadas é que a "carolice" e a boa vontade das pessoas têm um preço a pagar e esse, indubitavelmente, é nefasto para quem não quer mais senão contribuir para a formação cívica e o desenvolvimento desportivo de todos aqueles que aprendem, evoluem e jogam no "nosso" Monchiquense.

6 comentários:

edu disse...

O melhor que este clube e esta terra têm são as pessoas. E são as pessoas que trabalham no JDM as responsáveis pelo o alargamento de oportunidades de prática desportiva aos nossos jovens, reflectindo-se em exemplares desempenhos nos vários escalões e campeonatos em que o JDM compete.

Enquanto sócio, ex-dirigente e ex-atleta, manifesto todo o meu apoio a esta direcção e seus colaboradores. Não há dinheiro que pague os benefícios de ter, em Monchique, um conjunto de jovens saudáveis, treinados por gente competente e habilitada e, assim, vocacionados para serem melhores cidadãos.

Um grande abraço, companheiro.

Carlos Humberto Almeida disse...

Boas, Edu.

Quem, como tu, nos conhece, sabe que não estamos com aquela juventude por dinheiro, nem nada que o valha.

Gostamos do clube que nos formou enquanto desportistas (pelo menos, o único onde pratiquei futebol federado), gostamos na nossa terra e, sobretudo, da nossa gente mais jovem.

Posto isto, o que me incomoda não é que recebamos pouco ou que não recebamos há alguns meses, mas sim a ideia errónea que alguns conterrâneos têm do (actual) JDM e do seu potencial formativo para dezenas de jovens monchiquenses.

TODOS deveríamos puxar para o mesmo lado, mas mesmo assim há alguns focos de resistência e de ligação a um passado macabro. Como treinador, entristece-me constatar que, nos nossos jogos em Monchique, as equipas forasteiras chegam a ter mais apoiantes do que nós e nem sequer se paga bilhete.

É um indício do quão divididos nós estamos. Será que uma atitude destas é benéfica para Monchique? Sempre ouvi dizer que "duas cabeças pensam melhor do que uma". Então, se a lógica não me atraiçoa, cinco mil cabeças deverão pensar melhor do que cem. Digo eu!

bruno medronho disse...

Yoh "Mister"!
realmente quando há resultados, quando há trabalho e de qualidade...há sempre uma ou outra voz de burro como som de fundo a tentar ganhar protagonismo...mas "os cães ladram e a caravana passa".
abraço

Anónimo disse...

"Vozes de burro não chegam ao céu!"
Assim diz o povo e o povo tem uma sabedoria imensa!
Muitas vezes, o que se diz traduz sentimentos de despeito, de inveja, de ignorância e de muita e grande maldade.O JDM deve continuar a desenvolver o seu trabalho que é já reconhecido em todo o concelho e nos concelhos vizinhos. Há quem não o queira admitir, mas no fundo sabem bem o que está a ser feito.

Anónimo disse...

Sim, vozes de burro não chegam ao céu. Continue assim senhor professor e Deus lhe dê muita saúde e força a si,ao seu colega prossefor Luís e ao senhor Presidente Dr.Victor que são três grandes nomes do desporto neste concelho e muito têm feito pelos miúdos de Monchique e pela terra. Muitas felicidades para os três. Continuem o vosso trabalho e caguem-se em cabrões que nada fazem nem fizeram na p*** da vida.

Tiago Barroso disse...

Carlinhos, estou contigo e com todos aqueles que te acompanham, apoiam e abraçam (porque palmadinhas nas costas para mim não é o suficiente). Profissional és, Conhecimento abunda, Vontade carregas, Persistência acompanha-te, e tudo o resto depende de quem quer seguir as tuas ideologias e ensinamentos. Abraço forte. Força nisso.