09/07/2010

A Sobrevalorização da Estatura no Futebol

Anualmente, quantos miúdos não são postos de lado no futebol só porque são pequenos? Apesar de sabermos que o talento desportivo não se associa estritamente às dimensões corporais das crianças/jovens, creio que os processos de detecção/selecção ainda valorizam, excessivamente, a variável estatura. Não é de agora, é uma tendência que se arrasta há décadas.

Contrapondo os argumentos de que os jogadores mais altos são mais fortes e, eventualmente, melhores do que os outros, eis a lista dos 10 nomeados para o troféu "Bola de Ouro" no Mundial 2010, na África do Sul.

A estatura média dos nomeados para melhor jogador da competição é cerca de 1 metro e 77 centímetros, ou seja, um número que não nos permite sequer valorizar as dimensões corporais dos jogadores. Curiosamente, os jogadores mais criativos da lista até são os que possuem menor estatura.

Recomendação para o treinador:

Há muitas variáveis que influem na detecção/selecção de talentos desportivos. A estatura não é, nem de perto, nem de longe, a mais decisiva para que um jogador possa exibir um rendimento superior em situação competitiva. Assim, é importante que se deixe de sobrevalorizar este aspecto, em detrimento de outros como a capacidade de "leitura do jogo", o domínio de habilidades motoras específicas, ou o interesse e a motivação manifestados para a prática da modalidade.

Sem comentários: