01/08/2010

Power Balance

Parece que é moda utilizar uma pulseira, designada Power Balance, que ajuda a melhorar o rendimento desportivo e o bem-estar físico e psicológico. Tentei perceber o significado científico da coisa e, regra geral, somente encontrei impressões altamente subjectivas como "melhora o equilíbrio e a confiança", "as pessoas conseguem dormir melhor" ou "promove o aumento da flexibilidade".


Numa pesquisa mais aprofundada, confirmei o meu raciocínio sobre o adereço, pois as investigações científicas realizadas, a mais recente em Maio pelo Instituto Politécnico de Madrid, revelaram que os efeitos da pulseira não foram significativos ao nível do equilíbrio do corpo. Na perspectiva de Frederico Varandas, especialista em Medicina Desportiva, estas pulseiras são como as do reumático (Tucson), não constituindo uma forma de doping precisamente porque manifestam falhas nos fundamentos científicos que a suportam.

Ainda assim, é indiscutível o efeito psicológico - efeito placebo - que podem apresentar na realização de algumas actividades físicas, desportivas e quotidianas. Portanto, não há evidências que confirmem que os 38 Euros que pedem pela pulseira traduzam, inequivocamente, um bem adquirido.

Receitas simples para problemas complexos merecem sempre que nós desconfiemos dos resultados miraculosamente anunciados.

Sem comentários: