04/06/2011

Versos de uma Vida por José Gomes Bartolomeu



No passado dia 2 de Junho de 2011 (Quinta-feira), dia da Vila de Monchique, a Junta de Freguesia de Monchique promoveu diversas iniciativas interessantes. Entre elas, foi apresentando o livro "Versos de uma Vida" de José Gomes Bartolomeu. Fizeram-me o convite para fazer parte do painel de apresentação, facto que aceitei com enorme prazer. Em seguida, deixo em registo as palavras endereçadas à audiência:

Há cerca de cinco anos que eu dou aulas de Ginástica Sénior na Santa Casa da Misericórdia de Monchique, embora o Sr. José Gomes Bartolomeu apenas as frequente há pouco mais de três anos. Cedo se revelou uma pessoa calma, pacata e bom conversador. Quebrado que foi o gelo inicial do primeiro trimestre, o Sr. Zé Gomes, como por cá é conhecido, cometeu a proeza de recitar uma glosa sua, portanto, 44 versos (4 do mote e 40 das 4 estrofes; cada estrofe contém 10 versos) sem hesitar uma palavra que fosse. Fiquei estupefacto! Pelo entusiasmo com que o fazia e pela capacidade de memória absolutamente invulgar para uma pessoa de 80 anos. Por isso, captou a minha atenção e admiração.

Esporadicamente, lembrava-se e lá recitava uma das suas obras, até que, mais recentemente, começou a levar as suas quadras em papel para me mostrar nas aulas. Porém, fazia-o de forma humilde, reconhecendo os seus erros. Isso nunca o desmotivou e continuou empenhado no seu ofício. Os outros residentes do lar costumam dizer que o Sr. Zé Gomes está no escritório a escrever. O escritório é o seu quarto. Escrever é mais do que um simples passatempo, trata-se de uma paixão. Para além do talento do Sr. Zé Gomes, e por reconhecer que as suas memórias escritas são património histórico-cultural do concelho de Monchique, foi a sua enorme paixão pela escrita que me levou a propor à Junta de Freguesia de Monchique que se fizesse um livro com algumas das suas glosas.

Daí à obra que hoje temos pela frente foi um pequeno salto. Já agora, felicito o Dr. Carlos Abafa, a Dr. Ana Paula Almeida e o Dr. Eduardo Duarte pelo excelente trabalho na composição e na edição do livro: está simplesmente espectacular. Acreditem que vale mesmo a pena ler, pois contém versos lindíssimos. Dito isto, e para finalizar a minha intervenção, o que acho mais interessante é que a vida desta obra, que é cultura, brota da simplicidade e da perseverança de José Gomes Bartolomeu, um poeta popular, isto é, um poeta do povo e, acima de tudo, um poeta monchiquense.

Muito obrigado pela vossa atenção!

Sem comentários: