21/09/2011

Impacto da Casa dos Segredos nos conhecimentos e cultura geral da população portuguesa

Abstract

O objectivo do programa televisivo Casa dos Segredos 2 é promover a ilusão e a omissão num conjunto de adultos sem nada para fazer na vida e cujo somatório do Quociente de Inteligência (QI) não iguala o do Einstein. Participam no evento 20 seres humanos, entre os 19 e os 33 anos de idade, sendo 10 do género masculino e 10 do género feminino. Todos partilham a característica de sobrevalorizar o volume de bicípete ou mamário relativamente ao órgão que permite interpretar estímulos, proceder a raciocínios lógico-dedutivos, evocar memórias, entre outras funções que nos distinguem dos restantes seres vivos: o cérebro. As imagens comprovam ainda que cada concorrente apresenta uma auto-estima e uma percepção de auto-conceito que envergonham o ego da recém eleita Miss Universo, a angolana Leila Lopes. As evidências induzem-nos a concluir que o impacto deste nobre programa da TVI é negativo (i.e., abaixo de zero) nos conhecimentos e na cultura geral das centenas de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos que diariamente assistem a esta, como diria Luis Sepúlveda, barbárie humana.

Palavras-chave: QI, bicípete, mamas, ego, barbárie humana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Programas como este ficam bem na TVI. Não incomodam quem não vê e fazem o comando zarpar rapidamente para outro canal.