02/04/2012

Um lateral esquerdo a equacionar...

Bruno Teles é o lateral esquerdo do Vitória de Guimarães. É brasileiro, vai fazer 26 anos em Maio e, a meu ver, apresenta uma margem de evolução considerável. Numa altura em que se fala de possíveis entradas e saídas no plantel do SL Benfica, estou em crer que Bruno Teles poderia ser um reforço com qualidade para o setor defensivo da equipa, particularmente no lado esquerdo.

Para além de o pé dominante ser o canhoto, o jogador integra bem os movimentos ofensivos da equipa, como se pode constatar pelos golos que costuma marcar (o último foi ontem diante do Paços de Ferreira; ver aqui), é relativamente rápido e competente a defender, ainda que deva melhorar em termos de cultura tática.

A crise que assola a Europa, e o nosso país, não permite que os clubes cometam grandes loucuras em termos de contratações. A qualidade da prospeção assume, assim, um fator de inegável valor no intuito de adquirir jogadores cuja relação preço/qualidade seja apetecível e que, posteriormente, possa ser potenciada no curto/médio prazo. O exemplo do SC Braga é paradigmático: é possível formar planteis competitivos e com orçamentos mais modestos comparativamente à concorrência (i.e., adversários diretos).

A este propósito, Bruno Teles parece-me ser uma opção muito interessante, face às carências da equipa profissional do SL Benfica e aos objetivos propostos no início da época. Mesmo que não se assumisse como titular indiscutível, o que não seria complicado de suceder perante as opções que Jesus atualmente possui, poderia ser sempre uma alternativa credível e com margem de progressão. É, portanto, um lateral esquerdo a equacionar para um futuro não muito distante.

Sem comentários: