01/01/2013

Quando perder pode ter as suas vantagens…

Em qualquer desporto – seja ele individual, coletivo, de oposição, motorizado, etc. – ninguém gosta de perder. Nenhum atleta, técnico ou dirigente cumpre as suas funções para que a sua equipa perca em contexto competitivo. Então quando se trata de alta competição, a derrota pode ter repercussões profundas no seio de um grupo, na relação atleta-treinador e, inclusivamente, propiciar o afastamento de determinados elementos (atletas, técnicos e dirigentes) de um clube ou de uma equipa. Treina-se, compete-se para ganhar.
 
Após o mais recente desaire do Real Madrid com o Málaga, José Mourinho referiu que “faz bem perder para sabermos o que os outros sofrem”. O que se depreende das palavras do treinador português é que mesmo perante situações adversas é possível vivenciar experiências ou retirar lições que podem ser benéficas para o futuro. Estando a derrota associada ao sofrimento, Mourinho deixou uma indireta ao seu grupo e, quiçá, de forma mais específica, a alguns dos seus jogadores.
 
Foto: José Mourinho (fonte: jornaldigital.com).
 
Contudo, até para o treinador perder pode trazer as suas vantagens. Tenho para mim que é no rescaldo da derrota que o próprio trabalho, isto é, as metodologias de treino, o(s) modelo(s) de jogo e a relação e a interação com os jogadores são postos em causa. Tal não acontece quando se vence. Talvez seja consequência de alguma sobranceria, mas na vitória pouco ou nada é colocado em causa. Vencer é sinónimo de “tudo bem”. E é neste sentido que a derrota constitui um melhor estímulo para a evolução e para o crescimento do sujeito. Acredito que Mourinho e a sua equipa técnica estejam, de momento, numa fase mais vincada de introspeção, de crescimento, de evolução e de superação. Admitindo que possam não augurar benefícios de curto prazo no Real Madrid, decerto que irão recolher frutos noutras ocasiões vindouras.
 
O modo como se reflete e utiliza a informação no sentido desejado é que determina a capacidade de sairmos de uma fase negativa ou menos boa. Afinal de contas, tudo tem o seu lado positivo.

Sem comentários: