26/10/2013

Fundamentos e aplicações em análise do jogo (2013)

Os professores Anna Volossovitch e António Paulo Ferreira (Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa) publicaram, em abril deste ano, o livro Fundamentos e aplicações em análise do jogo, através da Edições FMH.

Imagem: Capa do livro "Fundamentos e aplicações em análise do jogo" (2013). 

Trata-se de uma coletânea de artigos/capítulos científicos originais e/ou de revisão, elaborados por um conjunto de autores conceituados no âmbito da análise da performance nos Jogos Desportivos (JD). Desde a influência de fatores situacionais do jogo (e.g., local do jogo – casa vs. fora; resultado corrente do jogo – vantagem vs. empate vs. desvantagem; qualidade da oposição – forte vs. fraca) no rendimento das equipas à coordenação interpessoal (cooperação vs. oposição) inerente ao entendimento do ato tático, são abordados inúmeros temas extremamente interessantes e essenciais para o corpo de conhecimentos que qualquer treinador, investigador e estudante deve possuir nesta área das ciências do desporto.

Tenho tido a felicidade de trabalhar de perto com os dois editores, pelos quais nutro uma especial consideração. Pela sua competência pedagógica e técnica, pelo seu sentido crítico e construtivo da investigação produzida na análise do JD, não estaria à espera de outra coisa que não fosse algo de completo, de atual e de qualidade. Devo também destacar a excelência dos contributos dos outros autores para a obra em questão.

Para quem trabalha ou investiga nesta área das ciências do desporto ou, simplesmente, é um curioso pela ciência em torno da análise da performance nos desportos coletivos, vale a pena ler!

Sem comentários: