01/07/2014

Bernardo Silva: integrará o «Messizinho do Seixal» a equipa principal do SLB?

A escassos dias do início da época 2014/2015, é uma questão que gostaria de ver esclarecida. Sou um admirador confesso das suas capacidades e o seu talento não me passou despercebido, sobretudo desde que o comecei a ver jogar nos Juniores A (Sub-19) do Benfica. Aliás, não foi por acaso que Fernando Chalana reconheceu haver um «Messizinho» a despoletar no Caixa Futebol Campus; referia-se, claro, a Bernardo Silva.

Imagem: Bernardo Silva a atuar pelo SL Benfica (B e Sub-19) e por Portugal (Sub-19).

O Bernardo, como é apanágio de canhotos que ostentaram/ostentam a camisola 10 (Maradona, Rivaldo, Messi, James Rodríguez, entre outros), possui uma inteligência de jogo rara, aliada a uma capacidade técnica e velocidade de execução acima da média. Embora possa atuar como extremo, é no miolo, na posição 10, que mais faz valer as suas qualidades. Atenção: não há muitos como ele! A criatividade e a espontaneidade são características preciosas no futebol moderno e não se vendem em pacotes nas lojas dos chineses.

Contudo, não é virgem a ideia de que o miúdo não terá espaço na equipa principal do Benfica, pois o modelo de jogo de Jorge Jesus não preconiza o típico «n.º 10». Ainda que esse possa ser um motivo que dificulte a inclusão do jogador, não me parece ser totalmente válido para determinar a sua saída (definitiva ou por empréstimo). Por outro lado, o Jorge Jesus tem a virtude de saber rentabilizar o potencial dos jogadores em que acredita.

Será que acredita no Bernardo Silva?


 Eu acredito!

Em suma, se o Benfica abrir mão deste jovem talento será mais um caso flagrante de desperdício de dinheiro e talento do futebol de formação em Portugal. Afinal de contas, o talento só se manifesta, só se desenvolve e só se aperfeiçoa, se houver oportunidades ao mais alto nível.

Sem comentários: