12/01/2015

Cristiano Ronaldo: o português Tri Bola d’Ouro

Se o ano passado ainda houve celeuma quanto ao eventual vencedor da FIFA Ballon d’Or, este ano penso que poucas dúvidas restavam. Aliás, segundo os dados apurados através da votação, a diferença para o segundo classificado (Lionel Messi) aumentou de 3,27% para 21,9%; falamos de uma diferença de 18,63 pontos percentuais. Esclarecedor!

Imagem: Cristiano Ronaldo, FIFA Ballon d'Or 2014 (fonte: www.facebook.com).

De facto, Cristiano Ronaldo teve um ano 2014 fantástico, individual (61 golos em 60 jogos) e coletivamente (UEFA Champions League, Supertaça Europeia, Taça do Rei e Mundial de Clubes), apenas pecando por não conquistar o título espanhol e não ter chegado mais longe, com a seleção portuguesa, no Mundial 2014 do Brasil.  

De entre os imensos golos que apontou, houve um em particular que ainda ressoa na minha memória:


O modo como acelera para o defensor, a velocidade com que realiza o drible para o desequilibrar e a qualidade do remate com o seu pé não dominante traduzem na íntegra o talento, o potencial atlético e a capacidade volitiva que, cumulativamente, fazem de Cristiano Ronaldo um jogador absolutamente soberbo.

O ano passado, por esta altura, questionei para quando teríamos outro jogador português a vencer duas vezes a Bola d’ Ouro da FIFA. Desta feita, não incorro no risco de assumir cenários utópicos. O melhor jogador português de sempre já é Cristiano Ronaldo e não acredito que surja outro capaz de o superar.

O tempo assim o justificará.

Sem comentários: