28/08/2018

Época 2018/2019: Quando o exemplo vem de cima…

Caros leitores (treinadores, treinadores de bancada, meros adeptos e/ou pais),

Alguns campeonatos já deram o pontapé de saída no nosso país, outros apenas iniciarão em setembro ou outubro. É sempre um momento de grande expectativa e ambição. Formulam-se objetivos, projetam-se sonhos e traçam-se planos, tantas vezes absurdamente desfasados da realidade.

Neste sentido, sinto a necessidade de recapitular um dos episódios mais cómicos, de tão disparatado que foi, do recente Mundial Rússia 2018: a confirmação da eliminação da (antiga) seleção campeã mundial diante da Coreia do Sul.


Num ímpeto final para alcançar o empate, o guarda-redes Manuel Neuer projeta-se no meio-campo ofensivo numa situação de bola parada. O jogo prossegue e o célebre guardião alemão permanece, sem qualquer tipo de nexo, numa posição adiantada para receber um lançamento lateral. A receção de bola não correu bem (figura 1) e o desenlace da sequência ofensiva é do nosso conhecimento, sendo possível descortinar a existência de três jogadores de campo alemães atrás da linha da bola após desarme a Neuer (figura 2).

Figura 1. Perda de bola de Manuel Neuer no terço ofensivo do campo, após má receção de bola.

Figura 2. Contra-ataque da Coreia do Sul (3v1), estando a Alemanha sem GR na baliza.

O calculismo e a frieza germânica foram consumidos pelo calor da emoção, do contexto. Errar é humano e, se os melhores do mundo também falham, deixemos as crianças e os jovens errar no desporto que gostam de praticar. O erro faz parte do processo ensino-aprendizagem, tal como a autonomia para percecionar o envolvimento, tomar decisões e executar ações em treino ou em situação competitiva.

No fundo, os bons ou maus exemplos vêm sempre de cima. Uma boa época 2018/2019 para todos!

Sem comentários: