17/05/2020

Julian Brandt deu o mote no regresso do futebol de alto nível

Ontem, o futebol profissional regressou e Julian Brandt, o médio ofensivo do Borussia Dortmund, brilhou, mesmo não sendo considerado o melhor em campo no dérbi alemão diante do Schalke 04 (4-0). O jovem de 24 anos, transferido do Bayer Leverkusen, por 25M€, tinha feito uma média de 39 minutos por jogo nos últimos cinco compromissos oficiais, três deles como titular substituído e dois como suplente utilizado. A paragem forçada, devido ao COVID-19, parece que foi bem aproveitada pelo rapaz (figura 1). Talento não lhe falta!

Figura 1. Julian Brandt contra o Schalke 04 (fonte: Lance!).

Esteve em todas as jogadas da sua equipa que resultaram em golo (duas assistências). Revelou inteligência para procurar espaços livres no corredor central e no corredor lateral para ligar jogo entre setores ou com companheiros do meio-campo. Pautou o ritmo de jogo ofensivo com um rigor assinalável, recorrendo a ações específicas simples, mas eficazes. Não fez uma exibição perfeita, pois teve os seus erros, mas andou lá perto. Vejamos:

Borussia Dortmund 1 x 0 Schalke 04 (28’)
Muito perspicaz o modo como procurou o espaço entre linhas no corredor lateral para receber o passe de Piszczek e, com um toque subtil, desmarcar Thorgan Hazard que viria a fazer a assistência para o golo de Haaland.


Borussia Dortmund 2 x 0 Schalke 04 (45’)
Antes de realizar a assistência para Raphael Guerreiro, a temporização é de craque (1). Reparem que se não temporiza, dificilmente o português bateria o defensor em velocidade (2); se temporiza em demasia pode, face à perceção que dispõe do envolvimento imediato, colocar o companheiro de equipa em fora-de-jogo. O passe foi executado com a direção e a força ideais.


Borussia Dortmund 3 x 0 Schalke 04 (48’)
Recebeu o passe de Hummels e deu a melhor sequência ao contra-ataque. Primeiro, efetuando combinação tática direta com Haaland, depois a fixar os apoios do único defensor enquadrado (1), excluindo o guarda-redes e, finalmente, a colocar a bola em zona propícia para finalização (2). T. Hazard nem precisou de rececionar para rematar para golo.


Borussia Dortmund 4 x 0 Schalke 04 (63’)
Brandt, bem posicionado, ganhou a segunda bola, fletiu em drible para o corredor central (1) e, aproveitando a basculação da equipa do Schalke 04, variou o lado do centro do jogo, respeitando a progressão do lateral Raphael Guerreiro (2). O português associou-se com Haaland para marcar o último golo da equipa.


Breves pormenores individuais
Porém, nem só de ações com sucesso vive o jogo. Exemplo disso aconteceu aos 60’, quando numa outra tentativa de contra-ataque, Brandt leu convenientemente o contexto, identificou a melhor oportunidade de ação disponível (i.e., passe de rotura para Haaland), acelerou o ritmo ofensivo como o jogo pedia, mas a execução não correspondeu à pretensão do médio germânico. Outro pormenor individual delicioso ocorreu aos 71’: num passe por alto de Hummels para o corredor central, Brandt descongestionou o jogo para o corredor livre, com um soberbo toque de calcanhar ao primeiro toque.


O camisola 19 do Borussia Dortmund deu o mote para a qualidade no regresso do futebol profissional. Torço para que o rendimento deste jovem continue a fazer jus ao enorme talento que possui.

Saúde!

Sem comentários: