23/08/2022

Retos (Vol. 46/2022) | Criticalidade do jogo no futebol juvenil masculino: Efeitos de variáveis situacionais e do escalão etário nos campeonatos nacionais portugueses

No âmbito do projeto de investigação “Efeitos de variáveis situacionais no período de concretização do golo: uma incursão nos momentos críticos do jogo de futebol”, proposto, em 2018, para o Centro de Investigação em Desporto e Educação Física (CIDEF) do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, já havia resultado uma publicação de um dos trabalhos desenvolvidos por um dos nossos alunos (ver aqui). 

Ontem foi publicado o segundo estudo desta linha de investigação e que também adveio do trabalho levado a cabo pelo nosso ex-aluno da licenciatura Paulo Cruz. Partindo da pesquisa conduzida pelo Paulo, o trabalho foi aprimorado e reescrito em inglês pelos atuais elementos do Grupo de Investigação e Formação em Futebol/Futsal do ISMAT (GIFut – ISMAT) e submetido no passado mês de abril. Em menos de 4 meses, e por força do excelente trabalho desenvolvido em equipa, o artigo foi publicado, após revisão de pares, na revista espanhola Retos (Q3; Impact Factor 2021: 1.36; CiteScore 2021: 2.4) (figura 1).

 Figura 1. Informações editoriais do artigo (fonte: recyt.fecyt.es).


O golo é um evento fundamental no jogo de futebol, pelo que tentámos perceber os contextos que determinam a sua concretização e se os mesmos diferem em função do escalão etário. O conceito de “criticalidade”, associado à importância que um golo pode ter no resultado final da partida, adquiriu um papel central nesta análise. Curiosamente, a dinâmica de concretização de golos nos campeonatos nacionais em Portugal diferiu entre os escalões etários investigados (Sub-17, Sub-19 e Sub-23). Se é verdade que as equipas visitadas e as mais fortes tendem a marcar golo mais cedo nos jogos, fator crucial para obter um bom resultado no final do tempo regulamentar, as equipas Sub-23 marcaram mais golos (críticos e não críticos) no último período do jogo (76 min – Final), o que reflete um maior equilíbrio competitivo na Liga Revelação (figura 2).

 

Figura 2. Jogo entre o GD Estoril-Praia e o Portimonense F. SAD na Liga Revelação (fonte: fpf.pt).

 

Por sua vez, os efeitos da interação do escalão etário com a qualidade da equipa permitiu-nos discernir uma maior irregularidade na distribuição dos golos marcados ao longo dos jogos nas equipas Sub-17 e Sub-19, o que sugere que as equipas mais velhas – no caso, Sub-23 – são menos suscetíveis a influências contextuais no desenrolar de jogos oficiais. Estes resultados têm implicações para o processo de treino no futebol de formação, uma vez que jogos competitivos de nível nacional podem apresentar dinâmicas distintas de evolução do marcador em função do escalão etário. 

A figura 3 exibe a primeira página do artigo com o abstract (resumo) do mesmo. Como o trabalho foi publicado em regime “open access”, podem descarregar o artigo integral no link: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/94275.

 

Figura 3. Página inicial do artigo original publicado na revista Retos (22-ago-2022; p. f., clique para ampliar).

 

Para finalizar, não poderia deixar de agradecer o contributo de todos os coautores deste estudo (Ricardo Gonçalves, Rui Batalau, Paulo Paixão, José A. Jorge e Pedro Vargas) e, em especial, congratular o Paulo Cruz pela determinação, perseverança e seriedade que sempre colocou no projeto. Convidamos todos os nossos alunos do ISMAT a fazer parte desta caminhada no futuro; ideias não nos faltam!


Referência

Almeida, C. H., Cruz, P., Gonçalves, R., Batalau, R., Paixão, P., Jorge, J. A., & Vargas, P. (2022). Game criticality in male youth football: Situational and age-related effects on the goal-scoring period in Portuguese national championships. Retos, 46, 864–875.

Sem comentários: