13/04/2024

Sports Engineering (Vol. 27, 2024) | O “Video Assistant Referee” (VAR) no futebol: Uma revisão

No final de agosto do ano passado fui apanhado de surpresa com uma proposta para colaborar num projeto de investigação internacional. Na ocasião, explicou-me o autor principal do estudo – Dr. Jaime A. Teixeira da Silva –, a revisão narrativa sobre o impacto do vídeo-árbitro (VAR) no futebol já se encontrava numa fase adiantada de produção, mas a equipa necessitava de inputs para reforçar conceitos, verificar a respetiva precisão, expandir a base de literatura analisada e restruturar o conteúdo, se necessário. 

Sem compromissos, aceitei o desafio e tentei dar o melhor de mim para auxiliar uma equipa multidisciplinar e oriunda de diversas partes do mundo: Japão, Ucrânia, Chéquia, Alemanha e Reino Unido. Após alguns meses de um esforço colaborativo notável, exemplarmente liderado pelo Dr. Jaime, o estudo viu ontem a “luz do dia” na revista Sports Engineering (figura 1).

 

Figura 1. Informações editoriais da revisão narrativa sobre o VAR no futebol, publicada na revista Sports Engineering.

 

A revisão incluiu 117 títulos sobre o tema e, utilizando literatura em inglês indexada de 2018 a 2024, foram propostos quatro pontos focais para análise e discussão: (1) o impacto do VAR na arbitragem; (2) os resultados práticos da implementação do VAR em diversas competições; (3) a influência do VAR nos adeptos e na pressão mediática; (4) as limitações técnicas e os problemas na implementação do VAR à escala global.

 

1. Impacto do VAR na arbitragem

Este tópico explora a influência do VAR nas decisões dos árbitros e dos árbitros assistentes, abordando os desafios enfrentados pela equipa de arbitragem em ambientes de alta pressão. A adaptação dos árbitros ao VAR também foi discutida. Apesar dos benefícios percebidos do VAR no aumento da precisão das decisões, existem preocupações sobre a inconsistência e controvérsia nas revisões, especialmente em situações de fora de jogo, destacando a necessidade de mais estudos para entender melhor a experiência dos árbitros assistentes após a implementação desta inovação tecnológica.

 

2. Experiências e resultados práticos da implementação do VAR em diversas competições

A revisão também analisou o impacto da introdução do VAR em várias competições de futebol, revelando alguns resultados diversos, consoante a competição em causa. De facto, o VAR pode ter impacto nos resultados dos jogos e, por vezes, reverter as decisões iniciais dos árbitros. A este nível, convém salientar que a precisão da tomada de decisão dos árbitros aumentou 6% com o VAR. Verificou-se, ainda, uma tendência geral para o aumento do tempo total de jogo pós-VAR, acompanhada por uma diminuição do número de faltas e foras de jogo. No entanto, a posição da literatura existente sobre o número de golos, cartões (amarelos e vermelhos) e distância percorrida pelos jogadores, por exemplo, não é consensual. No geral, o VAR parece ter tido um impacto positivo em termos de experiências práticas e resultados em diferentes competições nacionais e internacionais.

 

3. A influência do VAR nos adeptos e na pressão dos média

Os adeptos de futebol desempenham um papel crucial na dinâmica do jogo e as suas opiniões sobre o VAR devem ser consideradas. A investigação aponta para uma maioria favorável à introdução do VAR, independentemente da afiliação a um clube. Contudo, a perceção do VAR pode variar, com alguns adeptos a manifestar insatisfação sobre a aplicação da tecnologia e o impacto negativo na atmosfera dos jogos. Além disso, enquanto alguns estudos sugerem um acolhimento positivo por parte dos fãs que assistem em casa, outros estudos apontam para uma tendência geral de descrédito em relação ao VAR. Apesar de ser uma ferramenta controversa, o VAR é percebido como benéfico para a transparência e objetividade das decisões, embora uma precisão absoluta nunca possa ser garantida devido à intervenção humana. Em suma, os trabalhos examinados fornecem uma perspetiva interessante sobre as experiências dos adeptos com a aplicação do VAR, enfatizando a importância de equilibrar a eficácia das decisões com a satisfação da experiência dos fãs enquanto consumidores da modalidade.

 

4. Limitações técnicas e problemas na implementação do VAR à escala global

As limitações técnicas e outras questões relacionadas com o uso do VAR em todo o mundo são exploradas nesta secção. A operacionalização eficaz do VAR depende da colocação estratégica de câmaras para garantir uma cobertura adequada do jogo. As ferramentas de rastreamento em tempo real ainda apresentam margens de erro que não as tornam totalmente fiáveis. Enquanto o VAR é visto como uma ferramenta para melhorar a tomada de decisão dos árbitros, não constitui uma solução universal rápida para os vieses da condição humana. A implementação do VAR também se encontra limitada por questões orçamentais, especialmente em ligas economicamente menos viáveis. Ademais, a distância entre as salas de operação do VAR pode resultar em viagens extensas para os operadores. Estas limitações podem comprometer a integridade do processo de tomada de decisão do VAR e a sua capacidade de melhorar a eficácia decisional dos árbitros em competição. 

O resumo original do estudo consta a seguir (figura 2).

 

Figura 2. Abstract da revisão narrativa publicada na revista Sports Engineering (p. f., clique para ampliar).

 

Agradeço imenso o convite que me foi endereçado e manifesto o enorme prazer que tive em colaborar com uma equipa repleta de competência, organização, espírito crítico e colaborativo. Que possa ser útil para a comunidade futebolística.

 

Reference

Teixeira da Silva, J. A., Nazarovets, S., Carboch, J., Deutscher, C., Almeida, C. H., Webb, T., & Scelles, N. (2024). The video assistant referee in football. Sports Engineering, 27, 14. https://doi.org/10.1007/s12283-024-00459-3

Sem comentários: