29/10/2008

Maldita rinite alérgica!

Chega o Outono e com a estação, não somente as castanhas e os magustos, mas também as infecções respiratórias virais e as queixas alérgicas, nomeadamente de rinite alérgica e de asma. Tal deve-se às alterações climatéricas típicas da época, a par de maiores concentrações de ácaros no pó doméstico.

Segundo Mário Morais de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), os alergénicos do ambiente interior, tais como ácaros do pó doméstico, são a "principal causa de alergia na população portuguesa", ainda que os pólenes do ambiente exterior e o fumo do tabaco também se perfilem como outras causas.

A rinite alérgica é, portanto, "uma doença inflamatória crónica da mucosa nasal, resultante de uma reacção de hipersensibilidade, clinicamente caracterizada por prurido nasal (comichão no nariz), rinorreia nasal (corrimento no nariz), espirros e obstrução ou congestão nasal (nariz entupido), reversível espontaneamente ou com tratamento" (Mário Morais de Almeida, in Dica da Semana, 30-Out-2008: 11), à base de medicamentos anti-histamínicos e/ou anti-inflamatórios.

Além disso, o especialista recomenda que se mantenham as casas arejadas e com ventilação adequada, que se evitem alcatifas e carpetes (retêm ácaros) e que se controle a humidade relativa das habitações em valores inferiores a 50%.

Fonte: Jornal Dica da Semana, Edição n.º 349, 30 de Outubro de 2008, p. 11.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Eu estava procurando algo sobre essa maldita rinite que tenho e vim parar em tua página. Gostei do texto.
Atchimmmmmmmm!!!!
Ana Maria (Curitiba - Brassil)