22/05/2009

Estrutura sólida, resultados mais prováveis

A solidez/estabilidade da estrutura, conjugada com uma inovação sustentada são factores inerentes ao sucesso de uma organização, seja em que ramo for. Um clube de futebol, à luz das circunstâncias actuais, não deixa de ser uma organização com uma estrutura muito peculiar, desde os seus accionistas ou directores até aos elementos que participam nos eventos desportivos.

Ao olhar para o que se passa em Portugal, depresso me apercebo que em breve o FC Porto voltará a ser campeão e o seu presidente continuará a rir desalmadamente dos disparates cometidos pelos concorrentes mais directos. O Sporting CP está à beira de mudar de presidente e, mesmo apregoando-se a uma continuidade do projecto da direcção anterior, haverá sempre mudanças. O SL Benfica já anda no mercado a comprar "jovens craques brasileiros", ainda o campeonato não terminou e, pior, sem se saber se Quique Flores permanecerá ou se virá outro treinador (será que o Jorge Jesus pediu o Patric, o Ramires ou o uruguaio?). Repare-se que não é o treinador que construirá o plantel, apenas se limitará a trabalhar com ele. Um erro! Eu prefiro cortar as unhas com uma tesoura e ficava tramado se chegasse a um sítio e me dessem um corta-unhas como ferramenta. Não é a mesma coisa e até me habituar levaria o seu tempo.

O pior é que quando as unhas começam a ficar "direitinhas", alguém me vai mandar embora e dar o corta-unhas a um outro qualquer que também prefere tesouras. E começa tudo novamente, num ciclo vicioso estúpido, mas por demais profícuo para quem usa sempre a mesma ferramenta e vai ganhando com isso... tempo, dinheiro, admiração e troféus. Tudo por uma questão de solidez, de estabilidade, de mentabilidade, de habituação e de raciocínio prático e eficiente.

Infelizmente para nós - benfiquistas - o ciclo está prestes a começar: "(...) e vai mais uma voltinha, para o menino e para menina."

1 comentário:

edu disse...

Medeiros Ferreira, no bicho-carpinteiro, escreveu em poucas frases aquilo que se passa no nosso Benfica. Acertou na mouche:

De acordo com o Sr. Einstein um sintoma de insanidade é repetir a mesma fórmula vezes sem conta na esperança de obter resultados diferentes dos anteriores. É assim o Benfica e a sua Administração.
Que venha o próximo Mister.

http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/