07/05/2009

Novas tecnologias no futebol?

No próximo dia 27 de Maio de 2009, poderemos assistir a uma final da Liga dos Campeões com, na minha óptica, as duas melhores equipas europeias da actualidade: Manchester United e Barcelona.

Ainda assim, o jogo Chelsea 1 - 1 Barcelona de ontem foi um autêntico festival de erros de arbitragem. Não foi um nem dois, foram imensos erros e não apenas confinados à grande área da equipa espanhola. A este nível competitivo, com tanta implicação de diversa natureza metida pelo meio, o Chelsea tem muitas razões de queixa.

O futebol tem de evoluir, tem de se modernizar. Não passa apenas pela profissionalização dos árbitros, mas também (porque não!?) pela introdução de novas tecnologias auxiliares ao processo decisional das equipas de arbitragem. O râguebi fê-lo e não foi por isso que perdeu a sua identidade histórica, a sua espectacularidade e deixou de crescer enquanto modalidade desportiva.

Figura I. Bola ADIDAS já equipada com tecnologia de ponta.

O pior são os interesses que estão por detrás dos erros e que, tantas vezes, nos levam a cair na ingenuidade de acreditar que são somente parte da condição humana. Enquanto tal se observar, a tecnologia nunca será instaurada para induzir o desenvolvimento do futebol, nomeadamente da tão apregoada "verdade desportiva".

Sem comentários: