27/06/2009

Assim se fecha mais um ciclo...

No término de cada ano lectivo, muitos são os professores que fecham ciclos de longa data com algumas turmas. Não são momentos fáceis, afinal de contas foram anos de uma relação, por vezes, estudada ao pormenor. As estratégias para ensinar a matéria X ou para compatibilizar o aluno A com o aluno Z, entre outras, tornam-nos conhecedores natos das virtudes e dos defeitos dos miúdos. Arrisco-me a dizer que, frequentemente, acabamos por conhecer melhor o aluno que os próprios pais.

Mas, que mais podemos dizer no momento do "adeus" ou do "até breve"? Resumir uma série de emoções, informações, diálogos, monólogos, elogios ou reprimendas num par de parágrafos não se afigura como uma tarefa simples. Colocaram-me esse desafio e eu fi-lo da seguinte forma:

"Caros alunos,

Foi um enorme privilégio acompanhar o vosso desenvolvimento pessoal e escolar ao longo dos últimos três anos da vossa infância. Fico muito feliz por observar que todos vós, uns com mais e outros com menos dificuldades, conseguiram terminar com sucesso o vosso percurso na Actividade Física e Desportiva (actividade de enriquecimento curricular), estando, por isso, preparados para superar os desafios na disciplina de Educação Física, no 5º ano de escolaridade.

Espero que tenham gostado de trabalhar comigo, tanto quanto eu gostei de o fazer convosco. Quando precisarem, podem sempre contar com este vosso professor. Decerto que nos voltaremos a encontrar. :)

Desejo-vos as maiores felicidades para o futuro,

Carlos Almeida"

Mesmo que não entendam tudo por agora, fica para mais tarde recordar. E assim se fecha mais um...

3 comentários:

Miss quero-paz-no-mundo-e-tal disse...

Carlos, eu sei que é assim um tanto ou quanto tarde de mais para fazer um comment a est post, mas o que posso fazer só agora descobri de verdade o teu blog.

Agora uma duvida, continuam a promover desportos para gajos em Educaçao Fisica? é que eu era a pior de todas. Vinha de uma escola de ballet e era pequenina e aquilo era so brutos a dar-me balázios :( tadita de mim!! Há assim coisinhas mais delicadas para meninas? ou continua a ser a arena da brutalhada? E se sim, revolucionar esse sistema era fixe não?

Carlos Humberto Almeida disse...

Olá, Shanti. É com muito gosto que te recebo por cá. A Educação Física já não é a mesma de há uma década atrás.

Por exemplo, eu faço dança com os miúdos e aí, salvo raras excepções, as raparigas dão cartas. Para além disso, participam no futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo integradas em grupos mistos com os rapazes. As aulas são leccionadas de modo a não excluir ninguém. No cômputo geral, as raparigas vão para o 2º ciclo a não encarar a Educação Física como um frete, mas como uma disciplina interessante, onde podem aprender muitas coisas.

:)

Anónimo disse...

Fico contente :) aidna bem que há Evolution baby!!

Shanti (demasiado preguiçosa para entrar o meu blog ID)