07/06/2009

Um verdadeiro campeão!


Roger Federer acabou de conquistar o Grand Slam que lhe escapava: Roland Garros. Aquele que é por muitos considerado o melhor tenista de todos os tempos deu, no discurso final, uma lição do que é ser bem sucedido e, simultaneamente, humilde.

Agradeceu ao público, ao treinador, ao seu "staff", à sua esposa e deixou bem claro que a partir de agora não terá a mesma pressão de ter que ganhar em terra batida.

O agradecimento aos pais foi, a meu ver, o ponto alto do seu discurso. O jogador suíço referiu que jamais estaria onde está se os seus pais não o tivessem apoiado da forma como o fizeram.

Os pais são um marco fundamental na vida de qualquer atleta de elite. Ainda assim, tanto podem ser agentes indutores da excelência, como inibidores do seu potencial. Roger Federer foi um privilegiado a esse nível; muitos outros ficaram e continuarão a ficar pelas "ruas da amargura".

5 comentários:

Nothingman disse...

Uma pequena correcção Almeida: Federer não conseguiu conquistar o Grand Slam que lhe escapava, mas sim o Grand Slam. Esta expressão aplica-se quando um jogador vence os quatro torneios mais importantes, que foi o sucedido.

Pode ainda dizer-se que nem sequer é um Grand Slam "puro", pois isso só se verifica quando vence esses quatro torneios num ano.

Espero que não leves a mal a correcção e de qualquer forma uma coisa é certa: Federer é GRANDE.

Abraço.

Carlos Humberto Almeida disse...

Olá Luís!

Correcção mais que aceite e plenamente justificada. Foi mesmo lapso da minha parte. :s

O que queria dizer era mesmo isso: venceu o último torneio do Grand Slam que lhe faltava.

Obrigado! ;)

João Figueira disse...

Hello My Friend!

Mais uma vez acompanhei um grande evento de Ténis e mais uma vez recordei, com alguma nostalgia, as minhas derrotas contra o grande jogador amador que és tu! E que saudades de 'bater umas bolas' no pó de tijolo da cruz-quebrada...

É fantástico assistir jogos do Federer. A emoção em cada pancada atinge níveis de topo aos meus olhos. Sente-se em campo um Ténis apaixonado. Vi alguns dos jogos dele e de outros no Roland Garros que recentemente conquistou. E isto, ao mesmo tempo que era obrigado a ouvir a forma pouco correcta como os comentadores portugueses na Eurosport o tratam. Mas o Homem tem alguma coisa a mostrar a alguém no que respeita ao seu valor como tenista?

"E o Nadal, bla,... E o tamanho da raquete, bla,... E se o Nadal, bla... E as 'madeiradas' na bola, bla,... E o medo que ele tem do Nadal, bla... E está sob pressão, bla..." » 'Mute'

Campeão! E Que Discursos!!!

Abração!

Jf

Carlos Humberto Almeida disse...

É isso, Jony!

De facto, o Nadal é uma grande jogador, mas o Federer é aquela base. :)

O jogo do suíço é música para os nossos olhos, o Rafa faz-se valer da sua soberba condição física e da potência das suas pancadas.

Sem querer tirar mérito ao Nadal, o Federer é, de longe, o melhor tenista da actualidade e, para muitos, o melhor de todos os tempos. Neste particular, não opino pois não acompanhei a carreira de alguns símbolos do ténis mundial. Mas é sem dúvida um dos melhores de sempre.

E o discurso?! Valeu 5 estrelas e meia. :)

Abraço.

Jorge Sampaio disse...

tecnicamente é o melhor de todos os tempos e continuará a sê-lo. em termos gerais, também é o melhor de todos os tempos.
resta saber se daqui a uns anos o nadal, provavavelmente o melhor de sempre em termos físicos, o conseguirá ou não ultrapassar. espero que não, porque sempre preferi a técnica e a elegância à força e ao físico.