05/10/2010

Melhorar a performance começa assim...

O seu a seu dono. Não sou o autor destas palavras, mas subscrevo na íntegra aquilo que José Mourinho - sim, esse, o que é mesmo especial - declarou:

"As Selecções Nacionais não são espaços de afirmação pessoal, mas sim de afirmação de um País e, por isso, devem ser um espaço de profunda emoção colectiva, de empatia, de união. Aqui, nas selecções, os jogadores não são apenas profissionais de futebol, os jogadores são além disso portugueses comuns que, por jogarem melhor que os portugueses empregados bancários, taxistas, políticos, professores, pescadores ou agricultores, foram escolhidos para lutarem por Portugal. E quando estes eleitos a quem Deus deu um talento se juntam para jogar por Portugal, devem fazê-lo a pensar naquilo que são - não simplesmente profissionais de futebol (esses são os que jogam nos clubes), mas, além disso, portugueses comuns que vão fazer aquilo que outros não podem fazer, isto é, defender Portugal, a sua auto-estima, a sua alegria."

Previamente à campanha de qualificação para o EURO 2012, em vez de se especular sobre pilotos automáticos e o "diz-que-fez-mas-não-sei-quê", se algum responsável técnico tivesse um discurso deste género, decerto que teria sido suficiente para termos mais do que o mero ponto conquistado diante do Chipre (4-4), em Guimarães. As palavras certas, com a entoação certa, no momento certo, são fundamentais para catapultar uma equipa para uma performance de sucesso.

Porque antes de tudo somos seres humanos, os pilotos automáticos, por si, não chegam para dar conta do recado.

4 comentários:

João Figueira disse...

Olá Amigo!
Este senhor é com toda a certeza o topo do "coaching desportivo"!
Lembrei-me de vir aqui ao teu espaço dizer-te isto depois de ter visto a conferência de imprensa que deu após a vitória frente ao ACMilan ontem: - Mais uma lição!
(Se não viste e tiveres oportunidade vê!... tentei procurar vídeo ou texto na net para te pôr aqui um link mas não encontrei... Se os jornalistas tivessem tanta qualidade na sua profissão como tem o J.Mourinho já devia estar bem espalhadas as palavras de ontem do "BIG MOU"!)
Um grande abraço! ;)

Carlos Humberto Almeida disse...

Caro amigo João, estás bem?

Sim vi os comentários do Mourinho após o jogo com o Milan. Acima de tudo, é um apreciador de bom futebol e reconhece aqueles que mais contribuem para o espectáculo que o futebol pode proporcionar.

Por acaso, até julgo que os assobios eram para o Robinho (que substituiu o Ronaldinho), ainda assim não é um qualquer treinador que manifesta uma atitude tão nobre quanto aquela.

É com este tipo de atitudes e comportamentos que nós - portugueses - nos devemos orgulhar por ser tão bem representados no estrangeiro.

Grande abraço,

Carlos Almeida

João Figueira disse...

...e mais que isso: a referência ao facto de que "o santiago barnabéu não gosta só de magia; também aprecia muito o trabalho!" ...quando lhe perguntaram "que situação do jogo mais o impressionou?" E o Sr. Mourinho referiu a ovação do público à recuperação de bola do Dí Maria... que mensagem perspicaz para dentro daquele balneário de "vedetas estreladas"!
Outro abraço my friend!!!
[Nota: O Mister P.Robles faz anos hoje...;)]

Carlos Humberto Almeida disse...

100% de acordo! No "timming" certo.

Já lhe deixei os parabéns pelo Facebook, mas quero mandar-lhe uma SMS mais pessoal.

Abraço.