30/11/2010

Finalmente, terminada!



RESUMO
O objectivo deste estudo foi caracterizar as sequências ofensivas de grupos de jovens, distintos no nível de experiência no futebol, em duas variantes reduzidas do jogo (Futebol 4 e Futebol 7). Na investigação participaram 30 jovens (11.98 – 13.83 anos), distribuídos por dois grupos, de acordo com a experiência apresentada na prática formal da modalidade. O protocolo experimental foi constituído por três sessões intercaladas por uma semana de interregno. Em cada sessão, os grupos cumpriram 10 minutos de prática por variante de jogo, com 5 minutos de intervalo entre elas. A caracterização das sequências ofensivas foi efectuada através do Sistema de Caracterização das Sequências Ofensivas, composto por indicadores de performance previamente utilizados noutros estudos. Na totalidade dos jogos disputados e em cada variante de jogo, os resultados mostraram a existência de diferenças significativas entre os grupos no desenvolvimento das sequências ofensivas, o que demonstra que a “experiência formal” é um factor relevante na formação de competências específicas em jovens praticantes. Dentro dos grupos também se obtiveram diferenças significativas entre as variantes de jogo no desenvolvimento e na finalização das sequências ofensivas. As evidências validam a proficiência da operacionalização da Abordagem Baseada nos Constrangimentos na aquisição/desenvolvimento de acções específicas dos Jogos Desportivos.


Palavras-chave: análise do jogo, sequências ofensivas, futebol juvenil, experiência, jogos reduzidos, abordagem baseada nos constrangimentos.
Download (UTL Repositório): http://hdl.handle.net/10400.5/2827

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite. encontrei este blog numa pesquisa por documentos sobre treino de jovens, particularmente sobre resolução de conflitos, um tema para um trabalho que estou a fazer para a Licenciatura em Ciencias do Desporto. Sou jogador de futebol há 16 anos, e treinador há um, e tenho me interessado bastante por essa nova função e dou te os parabéns, encontrei aqui um sitio muito enriquecedor !! Obrigado e parabens

Ricardo Ferreira

Carlos Humberto Almeida disse...

Boa noite, Ricardo.

Eu agradeço os elogios. É, de facto, muito gratificante ler um comentário destes.

Vou tentar continuar a ser útil para quem vem ao Linha de Passe.

Cumprimentos,

Carlos Almeida