12/12/2010

Precariedade da Arbitragem na Formação de Jovens

Nos recentes jogos dos escalões de formação que tenho presenciado (leia-se, Benjamins, Infantis e Iniciados), a arbitragem tem constituído um factor nefasto para o bom desempenho dos jovens praticantes e para a sua respectiva formação.

Do mesmo modo que as competências de um treinador do futebol juvenil não devem ser necessariamente as mesmas do que um treinador do alto rendimento, também os árbitros não devem tratar miúdos de 10-15 anos como se tratassem de adultos. Atenção que não me refiro estritamente a competências técnicas na análise das situações de jogo, mas sim dos comportamentos e das atitudes tomadas perante cenários menos apropriados ou educados da parte dos jovens. Será que a mera exibição do cartão vermelho resolverá o problema? A qualidade do jogo com uma equipa em inferioridade numérica é indutora de uma melhor formação das crianças/jovens?


Entramos, obviamente, no âmbito da Pedagogia do Desporto. Salvo raras excepções, a nossa arbitragem é muito precária nesse sentido. Nos escalões etários referidos, o cumprimento das regras do jogo deve ser mediado pelo bom senso, pela tolerância e pelo exercício a priori do diálogo.

Na minha perspectiva, abolia convictamente a admoestação de cartões amarelos e vermelhos até aos Sub-17. Caso surgissem contextos de reincidência de comportamentos de indisciplina, julgo que os treinadores deveriam ser aconselhados a substituir o jogador em causa, em vez destes serem expulsos e/ou castigados por dois ou três desafios. Haveria lugar à intervenção de outro jovem no jogo, a qualidade da oposição seria, em princípio, mais relevante e o próprio infractor teria mais possibilidades para, em conjunto com a equipa técnica ou psicólogo, corrigir atitudes e comportamentos menos apropriados.

Porque se diz que os melhores treinadores deveriam servir nos escalões de formação de base, os melhores árbitros também deveriam ser nomeados para encontros destas categorias. O futebol português na sua generalidade teria muito a ganhar com isso, ainda que a norma tenda a privilegiar o inverso: pensar no produto, descurando o processo.

4 comentários:

César Andrade disse...

Grande Carlos!!
Parabéns pelo trabalho e apresentação!! tive que ir embora e não pude lhe cumprimentar no fim.

Gostaria de saber se é possível me enviar uma cópia da tese (pdf) pois estou nas últimas para entregar a minha... além do conteúdo, quero ver as questões de formatação...

Obrigado e mais uma vez parabéns MESTRE!! felicidades nessa nova etapa da sua carreira...
meu email é cesar.esporte@gmail.com

Carlos Humberto Almeida disse...

Agradeço também o apoio do pessoal de alto rendimento.

Espero que corra tudo bem com as vossas investigações.

Abraço!

João Figueira disse...

Olá Amigo Carlos!!!
Engraçado que bem recentemente se abordou essa mesma temática cá na ilha no Fórum de Treinadores realizado no mês de Novembro.
As "questões pedagógicas" a que te referes neste post foram discutidas, estando "em palco" o Sr. Prof. Elmano Santos. Algumas considerações que sairam da palestra e que eu retive: "Árbitros em formação devem estar presentes nos jogos das categorias inferiores"; "Não abolição dos cartões amarelos e vermelhos. Mas, possibilidade de substituição de um jogador admoestado com o cartão vermelho, e não suspensão/castigo desse jovem em jogos posteriores".
Bem haja Mestre Amigo Carlos! ;)
Um abraço!

Carlos Humberto Almeida disse...

Boas, meu caro amigo João.

Fico satisfeito por saber que estas questões são discutidas num fórum de Treinadores na Madeira. Haja ainda alguém que procure soluções para problemas mais que evidentes na formação desportiva.

As ideias que mencionaste vão ao encontro daquilo que referi. Um pouco mais de tolerância para comportamentos inapropriados e a possibilidade de não penalizar a equipa ou outros jovens pelas "erros" dos colegas.

Das palavras para os actos é que leva muito tempo a assimilar. É um problema formativo (dos árbitros) que, sinceramente, não vejo muito empenho por parte de Federações ou Associações para que seja resolvido.

Um grande abraço para ti e para os teus! ;)