28/08/2011

Aprender a rezar na Era da Técnica

"Aprender a rezar na Era da Técnica" é um romance de escritor português Gonçalo M. Tavares. É um dos designados livros de capa negra (tetralogia "O Reino") e venceu o prémio de melhor livro estrangeiro em França, no passado ano de 2010.

Lenz Buchmman é um cirurgião ambicioso e obcecado por manter a dignidade do apelido da sua família. Vive marcado por uma forte doutrina militar transmitida pelo seu pai Frederich e não tem desdém em esquecer os elos mais fracos da sua família; só os mais fortes - aqueles que se distinguem dos outros homens - interessam.

Da medicina, na qual a sua acção é de um-para-um no bloco operatório, passa para a política, onde tem a possibilidade de agir de um-para-muitos. Porém, a sua perversão leva-o, por vezes, a colocar a impulsividade emocional acima da racionalidade. A tragédia é inevitável.

O soberdo da escrita de Gonçalo M. Tavares é que muito do texto não é literal. As palavras adquirem significados que vão para além do seu sentido mais literal, quase como se fôssemos forçados a ler nas entrelinhas. A reflexão é uma constante.

Este é, sem dúvida, um livro que colocarei no espaço da "boa literatura" da minha (ainda) pequena biblioteca. Recomendo.

2 comentários:

tiago disse...

boas,

comecei a ler o livro mas tive de o deixar quase no fim para devolver na biblioteca, estava a ser muito bom e cativante, como o gonçalo m tavares já nos habituou. Espero retomar esta obra o mais rápido possivel.

Obrigado por o teu blog ter-me dado a conhecer este autor.

Cumps

Carlos Humberto Almeida disse...

Caro Tiago,

É sem dúvida um escritor a seguir. Eu tenho gostado bastante e penso adquirir os outros dois livros de capa negra mais antigos. :)

Como disse o Saramago, acredito que vá ser um caso sério da literatura nacional.

Saúde da boa!