19/10/2011

Quando há pais assim, o que esperar do talento?

David Thiery Barreto tem dois anos e, segundo parece, o pai já lhe vaticina o estrelato como futebolista para 2030 (as contas já foram feitas). Esta criança brasileira, que se acredita possuir alguns dotes para a modalidade, está a ser amplamente promovida pelo seu pai, através do Youtube.

O que para muitos pode ser um espanto, para mim é um autêntico absurdo. O que observamos no vídeo é um ser humano, na sua primeira infância (a idade é comprovada pela desproporção entre o tamanho da cabeça e o resto do corpo), a se recriar com uma bola. Se é certo que executa muito melhor que a maioria das crianças desta idade, também entendo que em largos períodos do vídeo, nem está com atenção ao que lhe solicitam para fazer.

As expectativas já criadas em torno desta criança, rotulada como a melhor do mundo no futebol, são enormes. Imaginem a pressão com que vai ter de lidar quando falhar o primeiro passe ou o primeiro golo em situação de competição com miúdos da mesma idade. E quando outro, longe de ser o melhor do mundo, roubar a bola ao que já é o melhor do mundo? E quando, daqui por alguns anos, esta criança, então jovem, perceber que se calhar não é, nunca foi, nem nunca será o melhor, ou nem tão pouco será profissional de futebol? O seu pai está a gerar todas as circunstâncias para "assassinar" - literalmente - o futuro do filho. E não me refiro estritamente ao seu futuro no desporto.

Os encarregados de educação são, frequentemente, um valente obstáculo na formação de jovens talentos desportivos. Na minha perspectiva, devemos deixar as crianças/jovens crescer e aprender o jogo sem grandes pressões ou expectativas; quando chegarem aos Sub-17 (Juvenis) podemos compreender se, de facto, são ou não diferentes dos demais.

Até lá, há que deixar as crianças brincar, jogar e, acima de tudo, se divertir. O futuro no futebol mais cedo ou mais tarde se perceberá.

5 comentários:

@DT9Show disse...

Amigao sou o pai do garoto! grato pela sua ideia! tem fudamentos, mas pode ter certeza que apenas brinco de bola co o meu filho, agora se eu tivesse levando meu filho para ja trabalhar na quebrar pedras, usalo para pedir esmola ou até mesmo ifluencia-ló a coisas inlicitas... voce iria acha oque? tem muitos pais ai que nem liga para o filho!!!
mas é assim mesmo, Jesus que foi e é o maior de todos foi crussificado eu que sou um homen qualquer serei apredejado! mas é Bom Deixa o Temmpo falar por se próprio !! grato mesmo assim pela divulgaçao!

Carlos Humberto Almeida disse...

Boas DT9Show,

Antes de mais, congratulo o modo como comenta o meu "post". Não partiu para o insulto fácil, nem para o confronto verbal; isso revela muito de si.

Nunca referi que o DT9Show era um mau pai e que não se importava com a criança. Nada disso, mencionei sim que, tendo uma criança tão nova, já estaria a criar expectativas extremamente elevadas em torno do seu filho e isso, geralmente, poderá acarretar consequências negativas para o seu desenvolvimento desportivo e pessoal.

Sinceramente, acho que deve ter mais calma e esperar para ver no que dá quando rapaz for adolescente. Até lá, deixe-o crescer, deixe-o brincar, deixe-o errar, deixe-o aprender de forma natural, sem "forçar" a sua aprendizagem e a manifestação do seu talento.

Daqui por alguns anos, e isso vai decerto suceder, irá perceber com maior detalhe o que poderá o seu filho dar ao futebol (e vice-versa). Até lá, ele que jogue, brinque e, acima de tudo, que se divirta.

Abraço,

Carlos Almeida

@DT9Show disse...

amigao você ainda vai assiste um filme e ler muitos livros contando a minha historia de vida com meu filho, e eu nunca vou parti para ofenças pois eu graças a Deus sempre tive educação e entendimento que todos tem o direito de expressao desde que nao tenha ofença!! olha essa materia para o globoesporte maior progama de esporte do brasil... vc vai ver algo que precisa! http://globoesporte.globo.com/videos/ba/v/crianca-de-tres-anos-e-mais-nova-promessa-do-futebol-nas-redes-sociais/1689360/#/globo%20esporte%20ba/20111108/page/1 abraço!

Carlos Humberto Almeida disse...

Boa sorte para si e para o miúdo. Oxalá corra tudo certo.

Saudações,

Carlos Almeida

Anónimo disse...

amigao agora veja essa ultima materia aki !! http://esportes.r7.com/futebol/noticias/pai-brasileiro-enlouquece-e-mistura-nome-de-beckham-e-henry-em-garoto-20111217.html

saude e paz para esse ano de 2012!!