05/06/2015

Índice Médio de Felicidade (2013)

David Machado é o autor deste romance e com ele venceu recentemente o Prémio da União Europeia para a Literatura. Hoje fará sentido lê-lo, talvez no futuro ainda o faça mais. Uma vez que não me quero derreter em elogios à obra, deixo-vos dois breves trechos da mesma:

«Pensa: há quarenta anos, este país não era nada, a ditadura sufocou-nos tanto que quase parámos de respirar e o mundo deixou de dar conta de que ali estávamos, moribundos. Depois salvámo-nos, a vida tornou a fazer sentido, voltámos a fazer parte do mapa. Deram-nos a mão, puxaram por nós, apostaram em nós, disseram-nos que erámos capazes e nós acreditámos. Porque não haveríamos de acreditar? (…) o País encheu-se de uma riqueza inédita em vários séculos, é possível que não estivéssemos preparados para gerir essa riqueza, mas fez-nos sentir tão bem, tão confiantes. E eles disseram-nos que o futuro seria uma extensão daquele momento da nossa história, no futuro seríamos melhores. Não sabiam o que estavam a dizer, mas nós não sabíamos que eles não sabiam.» (p. 163)

«Três minutos depois, recebi um e-mail com a tabela. Passei o dedo pelos números no ecrã até encontrar o meu. Almodôvar, havia cinco países nos quais o valor médio de satisfação com a vida era igual a 5,7: Djibouti, Egipto, Mongólia, Nigéria, Portugal e Roménia. Percebes a ironia da situação? Portugal estava naquele grupo de países. A minha satisfação com a vida naquele momento era idêntica à média da satisfação com a vida do nosso país.» (p. 180)

Imagem: Capa do livro Índice Médio de Felicidade de David Machado.

Nota final: De acordo com dados do Eurostat (junho de 2015), a média de satisfação com a vida em Portugal é 6,2; a média europeia é 7,1. De entre os parâmetros analisados, a média de satisfação com a situação financeira em Portugal é 4,5; a média europeia é 6.

Sem comentários: