13/09/2020

Crystal Palace FC – quando da qualidade dos processos defensivos se retiram dividendos ofensivos

Há uns anos publiquei um texto no Linha de Passe a enfatizar a importância da pressão defensiva no futebol contemporâneo. À data, foi referido o seguinte:

A pressão defensiva, quando coletivamente bem coordenada entre os companheiros de equipa, temporalmente sincronizada e espacialmente contextualizada, é um desígnio das melhores equipas (…). No entanto, para alcançar esse ensejo é necessário um treino coletivo muito aprimorado, com a definição de bons referenciais de ação e sincronização (princípios) (…)..

E é rigorosamente sobre a questão dos referenciais de ação (indicadores de pressão) e da coordenação comportamental que incide o presente texto. Ontem, no dia do início da FA Premier League, época 2020/2021, o Crystal Palace FC recebeu e venceu, por 1-0, o Southampton FC. O golo do costa marfinense Wilfried Zaha, aos 13 minutos, foi construído em 8 segundos, com 6 toques sobre a bola e com a participação ativa de 3 jogadores. Vejamos a jogada:
 

 
Antes da recuperação da posse de bola, convém atentar na organização defensiva da equipa de Roy Hodgson. Assente numa estrutura 1-4-4-2 clássica, o bloco está recuado, com todos os jogadores atrás da linha da bola e com distâncias interpessoais curtas. Deste modo, o Southampton, equipa que, desde cedo, procurou assumir a posse de bola, foi obrigado a circulá-la em largura na busca de espaços livres para progredir (figura 1).

Figura 1. Estrutura tática de base, bloco baixo e proximidade interpessoal no Crystal Palace FC.


Não havendo espaço para progredir, o Southampton circula a bola até aos jogadores de campo mais recuados, com o bloco defensivo da casa avançando em conformidade. Face à indefinição criada pela primeira linha de pressão (Jordan Ayew e Zaha) no central contrário, os médios pressionam as opções de passe imediatas, designadamente, Townsend sobre Oriol Romeu e McCarthy sobre Redmond. A pressão vai precipitar o erro de Romeu (figura 2).

Figura 2. Hesitação do central adversário funcionou como indicador de pressão para os The Eagles.


Numa zona do campo em que a maioria das equipas prima pela segurança, os Saints meteram-se na “boca do lobo”. A precipitação induzida pela zona de pressão criada pelos jogadores da casa não gerou apenas a recuperação da posse de bola, como também uma transição ofensiva em profundidade, dando origem a um contra-ataque de 3v2+Gr (figura 3). Devo ainda ressalvar que a identificação de indicadores de pressão e a sincronização comportamental inerente à criação de zonas de pressão implicam muito treino em situações de elevada variabilidade contextual. Neste nível competitivo, basta um jogador chegar ligeiramente atrasado a um opositor direto ou à linha de interceção de um passe para todo o esforço coletivo ser em vão. Além do mérito associado à obtenção do golo, devemos de valorizar o que a equipa dos The Eagles executou no processo defensivo prévio ao golo.

Figura 3. Zona de pressão do Crystal Palace, com interceção da bola e consequente contra-ataque.


Apanhados em contrapé, os defensores do Southampton procuraram readquirir o controlo do espaço e da relação numérica; porém, partiram em desvantagem face à velocidade e à qualidade técnica que caracterizam os atacantes da equipa de Londres (figura 4). Tratou-se literalmente de “correr atrás do prejuízo”.

Figura 4. Contra-ataque do Crystal Palace (3v2+Gr), tirando proveito da velocidade dos seus atacantes.

A vantagem numérica e posicional foi muito bem gerida por Townsend, Jordan Ayew e Zaha. Ayew fixou os dois centrais na zona vital da área de penálti e Townsend cruzou para Zaha que, ao surgir livre atrás do segundo central, marcou um golo que valeu 3 pontos (figura 5).

Figura 5. A simplicidade e a eficácia das ações dos 3 atacantes do Crystal Palace deram origem ao triunfo da equipa.

A realidade é que o Crystal Palace é tido por muitos como um sério candidato à despromoção na presente edição da Premier League. O experiente manager Roy Hodgson, compreendendo que não apresenta jogadores que lhe permitam deter o controlo da bola por longos períodos do jogo, optou por uma estratégia baseada na coesão defensiva, na correta interpretação dos momentos de pressão e na adoção de métodos ofensivos rápidos (contra-ataque e ataque rápido), que se ajustam às valências dos jogadores que tem ao seu dispor. Para começar, sortiu efeito – “quem não tem cão, caça com gato” –, veremos o que nos reserva as próximas jornadas.

Sem comentários: