17/07/2006

Mourinho - Porquê tantas vitórias?

Acabei ler de ontem. Bruno Oliveira, Nuno Amieiro, Nuno Resende e Ricardo Barreto fizeram, de facto, um trabalho bastante interessante.

Respondendo à pergunta subjacente ao título do livro - Porquê tantas vitóras? -, é perfeitamente evidente que José Mourinho rompe com os métodos de treino predominantemente vigentes, e aos quais os autores designam de a "norma do treinar". O treinador português não acredita em métodos tradicionais ou "integrados", cuja diferença prima pela presença ou não do elemento bola nas sessões de treino. Mourinho diz que no método "integrado" a bola figura como um rebuçado para mascarar as verdadeiras intenções do treino, de carácter tradicionalista.

O que existe para Mourinho é uma "periodização táctica", na qual a aquisição hierarquizada dos princípios de jogo, dos subprincípios e dos subprincípios dos subprincípios, conduzem ao modelo de jogo que pretende implementar. Portanto, treina-se constantemente a organização da equipa, descurando corridinhas inúteis à volta do campo, circuitos de força resistente ou potência e até mesmo treinos de conjunto, isto porque para se alcançar o modelo que é objectivado, tem que se adquirir progressivamente comportamentos táctico-técnicos que o suportem, sendo o 11x11 a campo inteiro uma forma generalista de se treinar em especificidade.

Ainda assim, desengane-se quem pensa que Mourinho é somente um mestre em psicologia, como não há outro. NÃO! É inegavelmente um líder nato, extremamente inteligente, mas a sua qualidade não pode ser reduzida ao "psicológico". Em termos metodológicos e organizacionais é espectacular, o que é comprovado pela imposição de novas ideias do treinar com resultados em todas as equipas por onde passou. Como afirma o nosso conterrâneo:

"Os meus jogadores não me adoram... adoram é trabalhar comigo.".

Exemplar!

2 comentários:

paulo rico disse...

Também já o li e concordo contigo, acrescentando mais um pormenor: a teoria está muito, mas muito distante da prática! Os chamados teóricos não sabem (conseguem) colocar em prática (leia-se treino) os métodos apreendidos! Essa é outra das mais-valias do Zé Mário!

Anónimo disse...

eu tb já o li...e adorei!!!
dá pra perceber d forma única a distância a q todos os outros estão do mourinho e da sua equipa técnica!!!