23/07/2006

Morte e Filosofia

Por muito que possa parecer, fiz um trabalho na faculdade sobre esta temática, mais concretamente na cadeira de Epistemologia da Motricidade Humana. Curiosamente, o professor responsável também é escritor, tendo recentemente publicado inúmeras obras com críticas muito positivas.

Bem, não pretendo escrever acerca de Gonçalo M. Tavares, mas sim a propósito do trabalho realizado por um ex-colega, que decidiu filmar uma entrevista a outro ex-colega de faculdade, de modo a dissecar o tema Morte e Filosofia. Nostalgicamente, fartei-me de rir ao rever o vídeo (grandas malucos!), contudo houve ideias da discussão que me cativaram pelo seu interesse.


Para começar, o entrevistado salienta que a morte é umas férias que a vida nos dá (pergunto se não será o contrário). Posteriormente, fala-se na vida como uma ilusão, porque tudo acaba, "não levamos nada", ou seja, "tiramos um curso, compramos um carro, uma casa, levamos a vida a pagar o carro e a casa, e quando damos por isso: - 'Olha, agora estou morto... morri!'" (Deliciosamente parvo!). Mais, segundo o mesmo, nós não temos medo da morte, temos medo é de pensar que um dia vamos morrer (Lindo!).

Finalizo com a referência do protagonista a Vergílio Ferreira, na medida em que temos de "justificar a vida em face da inverosimilhança da morte" (momento alto da entrevista), pois a morte é "uma cena obscura", logo temos de iluminar a vida com coisas boas, tirando o máximo proveito daquilo que ela nos proporciona, como forma de contornar a inevitabilidade do nosso destino (bem visto!).

Ex-colegas, amigos... valeu pela reflexão. :)

Um grande bem-haja!

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo post sim senhor. Só falta msm uma coisa. O video! ;)
Aqui seguem dois links com o video (qualidade reduzida) para que se compreenda mais facilmente os excelentes comentários aqui efectuados.

www.filefactory.com/file/def37a/

www.upload2.net/page/download/XJ5kv2Zjvsuc4YM/Filme.wmv.html

Estão ai duas alternativas. Ambas foram testadas por mim. Procurem o Link "download file" que normalmente se encontra mais para o final da página.

Cumprimentos