04/10/2007

Exigir um "Já!", quando só para "Amanhã"

O SL Benfica voltou a marcar passo na Liga dos Campeões ao perder na Luz com o Shakhtar, e eu pergunto: os adeptos benfiquistas querem o quê? Marisco?

Ah e tal, mas o Sporting CP e o FC Porto venceram e a jogar "fora".

Ok, felizmente venceram, Portugal precisa destes bons resultados, mas voltemos ao Benfica. Da época passada para este ano, saíram: o treinador, o capitão (Simão) e o "pequeno bombardeiro" (Miccoli). No que se refere ao primeiro, implica sempre a entrada de um outro treinador, com filosofias e metodologias de trabalho naturalmente distintas e não é em duas ou três semanas que este as consegue implementar. Por acaso, Roma foi construída em quanto tempo? Um, dois, dez dias? Certamente que não.

Depois há a saída do Simão, jogador extremamente influente na equipa. Não só capitão de equipa, como especialista na marcação de pontapés livre directos e ainda capaz de desequilibrar qualquer defesa adversária através da sua capacidade técnica e velocidade de execução. Para terminar, e não menos importante, a partida para Itália de Miccoli, um jogador que marcava golos (aquilo que Camacho tanto pretende) e ainda dava a marcar. Dono de uma capacidade táctico-técnica muito acima da média e excelente leitura de jogo.

Para colmatar estas duas saídas, o Benfica contratou jovens com inegável potencial, predominantemente provenientes da América do Sul e com pouca ou nenhuma experiência na Europa. Perante este breve cenário, acham mesmo possível construir uma equipa em dois ou três dias e, como se isso não bastasse, a jogar um futebol agradável? Meus amigos, o Sporting e o Porto mantiveram as mesmas equipas técnicas, consequentemente, o mesmo modelo de jogo e, grosso modo, as mesmas equipas base, portanto, estruturas muito mais estáveis.

É inconcebível que já surjam críticas ao Camacho pelos recentes resultados. A conclusão é simples: em Portugal, a mentalidade do e para o futebol ainda tem muito que aprender.

2 comentários:

Anónimo disse...

o camacho nunca tem culpa.. mas ao fernando santos já exigiam resultados

pro santos esta equipa era boa e ele nao fazia nada com ela, mas com o camacho ja se admite que é uma equipa que ainda se está a fazer

o quanto voces criticavam o fenando santos sem razao, fazem ao contrario com o camacho pois dao-lhe credito a mais tambem sem razao

Carlos Humberto Almeida disse...

Caro Zé,

Eu nunca me insurgi contra o Fernando Santos e mesmo nos maus resultados nunca pedi a sua "cabeça", ao contrário da maioria das gentes benfiquistas.

Se me perguntar qual prefiro entre o Camacho e o Santos, eu respondo-lhe sinceramente: Camacho. Da primeira vez que por cá passou, fez um excelente trabalho numa era dominada pelo FC Porto do José Mourinho.

Porém, não posso fechar os olhos às seguintes evidências:

1 - O Camacho não preparou a época 2007/2008, foi tudo feito à imagem de Fernando Santos (contratações, pré-época e planeamento anual).

2 - O Benfica tem um plantel jovem, que precisa de crescer colectivamente, e tem sido fustigado por sucessivas lesões de jogadores importantes: Petit, Luisão e David Luiz, por exemplo.

Por isto tudo, partilho a minha opinião de que os assobios e apupos ao Camacho são ridículos. Mais, é com este tipo de mentalidade que o Benfica nunca conseguirá implementar uma estrutura estável... caímos num círculo vicioso.

Até breve!

Com os melhores cumprimentos.

(Carlos Almeida)